Drenagem linfática emagrece? Quais os benefícios?

Drenagem linfática emagrece.

Constantemente ouvimos falar que a drenagem linfática emagrece e traz muitos benefícios para o corpo, não só pela perda de peso, mas para a saúde como um todo.

Porém, na hora de emagrecer, muita gente se questiona se alguns procedimentos estéticos podem realmente eliminar aquelas gordurinhas chatas que insistem em se alojar em nossas pernas, quadris e barrigas.

Entre os procedimentos mais questionados, está a drenagem linfática e a informação de que ela emagrece. Mas, será que isso é verdade mesmo?

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática nada mais é do que uma massagem feita no sistema linfático, que coleta diversos líquidos, faz a filtragem e distribui para todo o nosso corpo. O sistema linfático funciona de forma paralela ao nosso sistema circulatório e, por isso, é muito importante na nossa circulação sanguínea.

Essa massagem é feita com uma leve pressão em importantes áreas que irão direcionar o líquido presente no corpo para as estruturas, ou canais, do sistema linfático, fazendo, dessa maneira, com que a pessoa possa eliminar por meio da urina, todo o excesso de líquido retido no organismo.

drenagem linfática emagrece

Mas, afinal, a drenagem linfática emagrece mesmo ou não?

A resposta para essa pergunta é ambígua, porque é preciso ficar atento ao que se perde durante o processo de drenagem. Se contarmos apenas o peso, a resposta será positiva, sim, a drenagem linfática emagrece.

No entanto, é importante ter em mente que a perda de peso no procedimento e de líquidos e não de gordura.

Quando a fisioterapeuta faz a massagem em seu corpo, ela direciona todo o líquido acumulado em seu sistema linfático que está prejudicando o sistema circulatório, e, consequentemente, estava deixando o corpo com inchaço.

Isso significa que a drenagem não atua de forma direta na queima e quebra de células de gordura, não podendo, assim, nos ajudar efetivamente no emagrecimento.

As sessões de drenagem linfática são indolores e devem ser feitas no corpo inteiro, incluindo nádegas, braços, pernas, mãos e pés, além, é claro, do abdômen e quadril.

Considere ler também:

A massagem também é eficiente na prevenção de celulites, melhora a aparência da pele e ajuda na oxigenação.

A drenagem linfática é muito utilizada pelas mulheres durante a TPM, período menstrual, menopausa, gestação, ou quando o corpo está retendo muito líquido, ajudando a aliviar os sintomas das quedas hormonais que as mulheres possuem nesse período.

Além disso, a drenagem deixa a pessoa mais disposta e faz com que o intestino funcione de forma mais eficiente.

Você pode gostar...