Emagrecer logo e saudável com 10 dicas infalíveis.

Emagrecer logo é possível?

Sem demagogias, a verdade é que um grande número de pessoas que estão muito fora do peso, nunca estão totalmente felizes quando se olham no espelho. Simplesmente não estão plenamente satisfeitas com o que estão vendo. E o primeiro desejo que vem, claro, é o de emagrecer logo, o mais rápido possível.

Porém, uma parcela significativa dessas pessoas comete um grande erro: a maioria dos indivíduos que se encaixam nesse perfil só pensa em fazer dietas de urgência, fechar a boca de uma vez por todas, achando que isso irá resolver o problema definitivamente.

Mas, sabemos que não é assim que funciona um processo de emagrecimento saudável. Para emagrecer logo e com saúde, algumas regras precisam ser respeitadas rigorosamente para que o corpo não sofra os efeitos negativos de uma dieta extremamente restritiva ou hipocalórica.

Como exemplo desses efeitos negativos, podemos citar as carências nutricionais do organismo que surgirão e que podem ajudar a desencadear a compulsão alimentar, jogando por terra todo o regime anteriormente feito.

Porém, emagrecer logo é possível, sim. Vamos conferir neste artigo, algumas dicas certeiras para que você consiga perder peso mais rapidamente, sem ter que fazer sacrifícios absurdos.

Dicas certeiras para emagrecer logo e saudável:

01. Não exclua nenhum alimento do cardápio.

Excluir definitivamente um tipo de alimento ou um grupo alimentar do cardápio não é uma atitude inteligente. Nosso organismo precisa de todos os nutrientes em maior ou menor quantidade. O grande segredo está na moderação, ou seja, consumir cada tipo de alimento na quantidade adequada.

A pessoa pode tranquilamente consumir gorduras, carboidratos ou o açúcar, desde que tenha o cuidado de dosar as porções de cada nutriente ingerido.

02. Fuja das frituras.

emagrecer logo

Procure abandonar de vez as frituras. Quando o alimento é preparado assado, tem até um terço de calorias a menos do que a versão frita da mesma comida. Isso faz muita diferença na balança.

03. Coma devagar.

Não tenha pressa na hora das refeições e tente comer bem devagar, mastigando muito bem os alimentos. O cérebro demora, em média, quinze minutos após a primeira garfada para começar a receber mensagens de que o estômago está sendo abastecido.

Se a pessoa comer muito rápido, quando as mensagens chegarem ao cérebro, o indivíduo já terá engolido uma quantidade de alimentos muito maior do que realmente precisaria para ficar saciado.

Além disso, o recomendado por nutricionistas é que o alimento de cada garfada deve ser mastigado por volta de trinta vezes, para deixar tudo muito bem triturado, proporcionando uma boa e fácil digestão.

04. Fracione as refeições.

Procurar sempre fazer de cinco a seis pequenas refeições durante o dia, mantendo um intervalo aproximado de três horas uma da outra.

Agindo dessa forma, o metabolismo do individuo estará sempre funcionando bem ativo e a pessoa chegará à próxima refeição com menos fome. A título de exemplo, as refeições podem ser feitas da seguinte forma:

  • Café da manhã reforçado.
  • Lanchinho da manhã.
  • Almoço.
  • Lanchinho da tarde.
  • Jantar leve.
  • Ceia.

05. Não pule nenhuma das refeições.

Outro passo importante para emagrecer logo é não pular qualquer uma das refeições, do contrário, fatalmente, a pessoa chegará com muita fome no próximo horário de comer, o que pode desencadear a compulsão alimentar.

A compulsão alimentar é terrível e pode atrapalhar qualquer programa de emagrecimento seguido, pois trata-se de uma síndrome cuja característica é fazer a pessoa comer uma quantidade de alimentos bem maior do que comeria normalmente em um intervalo de tempo delimitado.

06. Evite produtos industrializados.

Os produtos industrializados são muito ricos em sódio. Para emagrecer logo e saudável evite o consumo desse tipo de alimento, ou pelo menos, modere bastante. O sódio tem a propriedade de reter líquido no organismo, provocando o inchaço. Além disso, tais produtos também têm grande concentração de gordura.

07. Aposte em alimentos frescos e saudáveis.

emagrecer logo alimentos frescos

Incluir frutas, legumes, verduras e folhas verdes no cardápio diário é um dos segredos de emagrecer logo e saudável. Dê preferência a alimentos como espinafre, couve, rúcula, agrião, alface, repolho, mamão, banana, laranja. São todos nutrientes ricos em fibras, que propiciam saciedade por mais tempo.

Também inclua alimentos termogênicos que têm a capacidade de elevar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, provocando uma queima acentuada de calorias. Bons exemplos de nutrientes termogênicos são pimenta, chá de hibisco, gengibre, chá verde e canela.

08. Salmão, sardinha, atum e peito de frango.

A pessoa que pretende e precisa perder peso logo, deve apostar também em peixes como o salmão, atum e sardinha, cujas carnes possuem grande concentração do ácido graxo ômega 3, com propriedades antioxidantes que atuam na limpeza do organismo, combatendo os radicais livres. Também são carnes ricas em proteínas magras.

O peito de frango é sinônimo de dieta. O consumo dessa carne branca traz muitos benefícios para o organismo e ajuda a emagrecer mais rápido, pois, além do baixíssimo teor de gordura, o peito é rico em proteínas de alta qualidade.

Considere ler também:

09. Beber muita água.

São inúmeros os benefícios da água para a perda de peso e para a saúde como um todo. Para emagrecer logo e saudável, o ideal é que o consumo de água seja de, pelo menos, dois litros por dia.

A água faz uma verdadeira faxina no corpo, limpando órgãos como rins e fígado, melhorando o funcionamento do organismo e facilitando o trânsito intestinal. Também ajuda a eliminar toxinas e resíduos retidos, diminuindo, assim, o inchaço.

10. A indispensável atividade física.

A prática regular de atividades físicas é essencial para que você tenha melhores resultados no processo de perda de peso e consiga emagrecer logo e saudável. O ideal é que a frequência seja de, no mínimo, três vezes por semana.

Procure escolher uma modalidade esportiva que realmente goste. Essa atitude trará motivação e evitará que a prática regular dos exercícios físicos se transforme em uma verdadeira tortura, levando a pessoa, muitas vezes, à desistência.

Não devemos esquecer…

Nunca é demais lembrar que, antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, as avaliações e orientações de especialistas como médicos e instrutores devidamente habilitados, não devem ser desprezadas, evitando com isso, submeter a sua saúde a riscos desnecessários.

mais dicas de saúde...