Emagrecer rápido: riscos e cuidados de emagrecer rapidamente.

Não resta dúvida que o maior desejo de pessoas que estão com vários quilos acima do ideal e que precisam perder peso, é emagrecer rapidamente.

Para isso, muitas vezes apelam para algumas dietas da moda extremamente restritivas, numa tentativa de driblar o caminho considerado o mais correto, que é a reeducação alimentar aliada à prática regular de exercícios físicos com orientação de profissional capacitado, após a competente e necessária avaliação médica.

No entanto, é preciso que essas pessoas procurem informações confiáveis antes de iniciar qualquer tratamento para alcançar o objetivo.

Dúvidas sobre emagrecimento rápido.

A pessoa obesa que almeja emagrecer rapidamente, deve procurar ajuda especializada para obter respostas para alguns questionamentos tais como:

a) Se emagrecer rapidamente é mesmo o mais recomendado para o seu caso;

b) Se o emagrecimento rápido pode trazer mais riscos do que benefícios à sua saúde.

Esses questionamentos feitos junto a médicos e nutricionistas são muito importantes para que o indivíduo receba as orientações corretas de fontes capacitadas, evitando cometer os erros mais comuns que levam ao fracasso após algum tempo do tratamento para emagrecimento.

emagrecer rapidamente

Emagrecimento rápido e dietas restritivas.

Pessoas obesas que adotam dietas restritivas muito severas emagrecem muito rápido, mas, na maioria das vezes, recuperam o peso perdido de forma muito acelerada também. O emagrecimento rápido inicial acontece porque no começo da dieta a pessoa normalmente está muito motivada pela perspectiva de melhorias, tanto na saúde, quanto na estética corporal.

Contudo, depois de algum tempo, as necessidades nutricionais do organismo acabam falando mais alto e a pessoa volta a comer até mais do que antes, recuperando facilmente os quilos perdidos.

O preocupante efeito sanfona.

É dessa forma que acontece o temido “efeito sanfona”, cuja característica principal é o emagrecimento notadamente rápido com o posterior aumento de peso repetidas vezes.

Risco e cuidados no emagrecimento rápido.

Os cuidados antes de iniciar um tratamento para emagrecer rapidamente têm seus fundamentos. Existem inúmeros relatos de efeitos colaterais que inspiram cuidados como fadiga, diarreia, náusea, constipação e, o mais preocupante, formação de cálculo biliar, que ocorreram com pessoas submetidas a tratamentos para a perda rápida de peso.

LEIA TAMBÉM:

O ideal num processo de emagrecimento é que a pessoa tenha perda de massa gorda, mas quando o tratamento é feito visando perder peso rapidamente, o indivíduo também pode perder massa magra, o que é ruim para o organismo. Sem contar que pesquisas apontam que emagrecer dessa forma pode aumentar as taxas de colesterol na vesícula biliar, diminuindo a capacidade de contrair e expelir bile para atuar na digestão de gorduras.

Emagrecer de forma saudável.

Normalmente, para emagrecer de forma definitiva e com saúde, a pessoa deve iniciar um programa de reeducação alimentar, adotar uma dieta saudável e incluir a prática regular de atividades físicas à sua rotina.

A perda de peso não deve ser superior a um quilo por semana, mais do que isso, apenas se houver orientação médica específica nesse sentido. Do contrário, o ideal é passar longe de dietas restritivas severas e milagrosas, bem como de programas de emagrecimento que garantem que você irá emagrecer rapidamente sem nenhum esforço e com saúde. As chances de serem tratamentos e orientações sem respaldo científico são grandes.

emagrecimento rápido

Geralmente, o emagrecimento rápido é indicado por médicos somente para pessoas muito obesas, com índice de massa corporal (IMC) superior a 30 ou que apresentam complicações na saúde em decorrência do excesso de peso. Mesmo assim, durante todo o tratamento para emagrecer rapidamente com uma dieta hipocalórica, além da supervisão médica, é importante que a pessoa tenha também o acompanhamento nutricional.

Recapitulando:

Segundo os especialistas, a receita para emagrecer de forma saudável, duradoura e sem cair no círculo vicioso do preocupante efeito sanfona, é muito simples. A pessoa precisa apenas seguir os cinco passos abaixo:

  • Iniciar um programa de reeducação alimentar;
  • Dieta saudável e balanceada;
  • Incluir a prática regular de exercícios físicos à rotina diária;
  • Força de vontade;
  • Persistência.

DETALHE IMPORTANTE: a força de vontade e a persistência tendem a se fortalecer muito à medida que a autoestima aumenta por causa dos bons resultados obtidos em consequência dos três primeiros itens. Isso é fato.

mais dicas de saúde...