Emagrecer saudável e natural: 12 dicas para ter sucesso.

Emagrecer saudável.

Todo mundo que está com alguns quilos a mais, sonha em perder peso, contudo, a melhor forma de fazer isso é tentar emagrecer saudável e natural, sem apelar para dietas radicais, extremamente restritivas e hipocalóricas que podem trazer mais riscos do que benefícios à saúde de quem adere ao processo de emagrecimento.

Quando a pessoa abre mão de emagrecer saudável e adota dietas radicais, depois de algum tempo, o organismo vai apresentar carências nutricionais que podem levar à compulsão alimentar, ou seja, as necessidades do corpo “falam mais alto”, forçando o indivíduo a comer muito e, em consequência, engordar até mais do que o peso perdido inicialmente, caindo no perigoso e nada benéfico efeito sanfona.

Portanto, não temos como fugir de algumas regras, reunindo e colocando em prática conceitos básicos para a perda de peso, ou seja, para emagrecer saudável e natural é preciso iniciar um processo de reeducação alimentar, com a mudança de alguns maus hábitos alimentares, fracionando as refeições, além de incluir no cardápio diário alimentos saudáveis e nutritivos, proporcionando, dessa forma, uma dieta balanceada e equilibrada.

Outro ponto básico a ser seguido por quem pretende emagrecer saudável é a prática regular de atividades físicas, preferencialmente, com a orientação de profissionais da área de educação física, devidamente capacitados.

emagrecer saudável e natural 12 dicas

Emagrecer saudável: nunca deixe de tomar o café da manhã.

Diante de tantas regras, parece que emagrecer saudável é uma coisa muito difícil, mas verdade, não é. Porém, a pessoa precisa ter foco, estabelecer metas possíveis de serem alcançadas e muita força de vontade, determinação e persistência.

Para ajudar quem pretende e precisa perder alguns quilos e emagrecer saudável e natural, vamos relacionar 12 dicas que, com certeza, serão de grande auxílio.

01. Nunca deixe de tomar o café da manhã.

Tomando um café reforçado (com frutas e cereais integrais), a pessoa terá menos fome durante o resto do dia, além de ficar bem disposto para enfrentar o “batente”.

02. Fracionar as refeições.

Procure fazer de cinco a seis refeições feições diariamente. Cada refeição deve ser em pouca quantidade, mas com alimentos de boa qualidade e nutritivos. Assim, é possível emagrecer saudável, de maneira natural e sem passar fome.

03. Mastigar bem os alimentos.

Mastigar bem cada garfada é de vital importância para emagrecer saudável. O nosso cérebro só começa a receber estímulos de saciedade de quinze a vinte minutos após o indivíduo começar a comer. Procure fazer suas refeições em locais tranquilos e sem pressa, dando o tempo necessário para o organismo se dar por satisfeito e saciado.

04. Comer de três em três horas.

Para emagrecer saudável, a pessoa também deve procurar manter o intervalo aproximado de três horas de uma refeição para a outra e tentar não ultrapassar esse tempo sem se alimentar. Para facilitar esse controle, procure fazer as refeições sempre em horários reglares. Comendo a cada três horas, o metabolismo vai se manter funcionando mais acelerado, o que proporciona uma queima mais acentuada de calorias.

05. Incluir frutas, legumes e verduras no cardápio diário.

O consumo de frutas, legumes e verduras diariamente é ideal para quem precisa emagrecer saudável e natural, pois garante que a alimentação seja nutritiva, equilibrada, balanceada, com baixo teor de gorduras e bem menos calórica. Além disso, são alimentos ricos em vitaminas, fibras e água.

emagrecer saudável e natural frutas e legumes

Emagrecer saudável: incluir frutas e legumes no cardápio diário.

06. Iniciar as refeições pelas folhas, verduras e legumes.

Uma boa dica para não sabotar a dieta e conseguir emagrecer saudável é começar as refeições com folhas, verduras e legumes, pois são alimentos muito ricos em fibras, que, entre outros benefícios, promovem a sensação de saciedade por mais tempo.

07. Utilizar pratos menores nas refeições.

Na hora das refeições, procure utilizar um prato de sobremesa no lugar de um grande. De forma inconsciente, o nosso cérebro faz a associação de prato cheio com a sensação de saciedade. Com esse pequeno truque para enganar o cérebro, a pessoa comerá menos, no mesmo tempo que reduzirá a quantidade de calorias ingeridas na refeição.

08. Prefira frutas para sobremesa.

Para sobremesa, opte por uma fatia de melancia ou melão, uma maçã, uma pera ou algumas uvas. Dependendo da fruta, pode ser cozida e polvilhada com canela. A canela, como sabemos, faz parte do grupo de alimentos termogênicos, ajudando o indivíduo a emagrecer saudável e natural.

09. Beber muita água.

A água é um inibidor de apetite natural. Além de promover uma espécie de faxina interna do organismo, limpando órgãos como rins e fígado, ajudando na eliminação de resíduos e toxinas retidos, a água promove a hidratação do corpo, facilitando ainda o trânsito intestinal. Chás e sucos naturais também são ótimos para auxiliar a pessoa que pretende emagrecer saudável e natural.

Leia mais sobre emagrecimento:

10. As frituras devem ser evitadas.

Alimentos muito gordurosos e frituras devem ser consumidos com muita moderação ou mesmo eliminados do cardápio. Prefira sempre comidas cozidas, assadas e grelhadas.

11. Evitar doces e refrigerantes.

Doces e refrigerantes (mesmo os light ou diet) devem ser evitados. Alimentos industrializados, enlatados e embutidos, são ricos em sódio e substâncias conservantes e também devem ser consumidos com moderação ou mesmo eliminados da dieta.

emagrecer saudável e natural praticar atividades físicas regularmente

Emagrecer saudável: fazer atividades físicas regularmente.

12. Praticar exercícios físicos regularmente.

A dica final para emagrecer saudável e natural é incluir no seu dia a dia, a indispensável e fundamental prática regular de atividades físicas. Procure escolher uma modalidade que realmente goste para não correr o risco de desanimar e siga em frente, pois você só terá a ganhar em saúde e emagrecimento incluindo exercícios físicos na sua rotina.

Você pode gostar...