Emagrecimento seguro e saudável: qual o melhor caminho?

Emagrecimento seguro e saudável.

Perder peso é um grande desafio e, por isso, deve ser um objetivo de longo prazo. Nada pode ser mais prejudicial para a saúde do que apostar em dietas restritivas ou dietas milagrosas que não promovem um emagrecimento seguro e saudável.

Os médicos são unânimes ao dizerem que pessoas acima do peso têm mais risco de desenvolverem doenças crônicas, sofrerem de pressão alta, problemas cardíacos e colesterol alto. Para mudar essa realidade só uma atitude é válida: perder peso de forma saudável.

Para atingir a meta de emagrecimento, é preciso que as pessoas deixem de lado os mitos da perda de peso de forma fácil e que apostem realmente em uma reeducação alimentar combinada com a prática diária de exercícios físicos. Deixar o sedentarismo e uma alimentação desequilibrada para trás é o primeiro passo para quem deseja ter mais saúde e qualidade de vida.

emagrecimento seguro e saudável

Emagrecimento seguro e saudável: reeducação alimentar e dieta balanceada.

Dicas para emagrecer com saúde.

O emagrecimento seguro e saudável precisa de acompanhamento profissional, seja de um médico ou de um nutricionista. Só o profissional de saúde pode definir as metas de perda de peso sem comprometer os nutrientes do organismo, e evitando carências nutricionais que podem prejudicar a saúde. Essa conta matemática do peso ideal deve considerar a altura, a idade e a estrutura corporal de cada pessoa.

Além disso, para ter um emagrecimento seguro e saudável é preciso praticar, no mínimo, 30 minutos de exercícios físicos por dia, de preferência atividades aeróbicas, como caminhadas, natação e danças. Homens e mulheres que já se exercitam e têm um ritmo agitado de vida precisam de uma alimentação diária com cerca de 2.500 calorias. Já as pessoas que estão começando no mundo dos esportes e que precisam perder peso, devem manter o consumo regular de 2.000 calorias/dia.

Segundo nutricionistas, para garantir um emagrecimento seguro e saudável é necessário reduzir de 300 a 500 calorias por dia na alimentação. Isso gera uma perda de peso que pode variar de 450 a 900 gramas por semana, que configura uma ótima perda de calorias e gordura corporal.

emagrecimento seguro e saudável com atividades físicas

Emagrecimento seguro e saudável com a prática regular de atividades físicas.

Uma dica fundamentalmente importante para o emagrecimento seguro e saudável é reduzir o consumo de doces e gorduras. Deixe de lado as frituras e as sobremesas, e você começará a ver resultados efetivos na perda de peso. Em contrapartida, abuse de frutas, legumes, verduras, fibras e cereais integrais.

Para tornar o emagrecimento ainda mais rápido, corte as bebidas alcoólicas, consuma apenas leite desnatado e aumente o consumo de peixes e frangos grelhados.

Leia mais sobre emagrecimento:

De forma resumida, o segredo para um emagrecimento seguro e saudável começa com a reeducação alimentar, adotando uma dieta nutritiva, balanceada e equilibrada, abusando dos alimentos com baixo potencial calórico, fracionando a alimentação em cinco ou seis refeiçõas diárias, além da indispensável prática regular de atividades  físicas. Esse, sem dúvida, é o melhor caminho para alcançar suas metas de perda de peso de uma vez por todas.

mais dicas de saúde...