Entenda a diferença entre regime e dieta.

Emagrecer: regime ou dieta?

Basta falar em emagrecimento ou perda de peso, que imediatamente fazemos a associação com dois outros termos: dieta e regime.

Essas duas palavras, na maioria das vezes, costumam ser usadas indistintamente como se significassem a mesma coisa, ou seja, a perda de peso através da restrição alimentar.

No entanto, vale ressaltar que a dieta e o regime são procedimentos muito parecidos quando vistos como alterações que precisam ser feitas com relação à alimentação, no entanto, são bastante diferentes quanto aos objetivos a serem alcançados, tendo, portanto, definições diferentes.

O regime.

O regime geralmente é feito por pessoas que querem ou precisam de um resultado significativo num período de tempo muito curto, e para isso, muitas vezes, não levam em conta o fator principal pelo qual estão aderindo ao regime, ou seja, a saúde. Em outras palavras, a pessoa faz o regime em busca de saúde, mas abre mão de emagrecer de forma segura.

diferença de dieta e regime

O regime lança mão de restrição alimentar, proibindo o consumo de diversos alimentos em busca de uma redução de peso muito rápida. Como isso é feito desrespeitando as necessidades essenciais do indivíduo, em pouco tempo as deficiências nutricionais do organismo falam mais alto e a pessoa volta a comer normalmente, desembocando no temido efeito sanfona, onde quem aderiu ao regime recupera todo o peso perdido e, por vezes, até ganha mais peso do que conseguiu perder.

A restrição muito severa de alguns nutrientes pode ainda desencadear problemas graves de saúde, como a anemia, por exemplo.

A dieta.

Diferentemente do regime, a dieta implementa mudanças nos hábitos alimentares, procurando incorporar no dia a dia do indivíduo uma forma correta dele se alimentar, sempre respeitando as necessidades do organismo.

Leia também:

Para isso, as dietas não levam em conta apenas a restrição alimentar para a perda rápida de peso, mas inclui outros fatores no planejamento, como a reeducação alimentar e alimentação balanceada para que o organismo não se prive de substâncias essenciais ao seu funcionamento.

Com uma dieta bem planejada, além da perda de peso de forma definitiva e permanente, a pessoa pode obter outros bons resultados para a saúde, como o controle da diabetes, da pressão alta e a diminuição de riscos de diversas doenças cardiovasculares. Dependendo do caso e das necessidades do indivíduo, as dietas podem ser feitas, inclusive, para o ganho de peso.

diferença entre regime e dieta

Não importa os motivos que levem a pessoa a aderir a uma dieta, seja para a perda de peso ou mesmo para ganhar peso, o importante é que o organismo precisa de uma alimentação equilibrada para cada caso. E a melhor forma de fazer isso antes de iniciar qualquer procedimento, é consultando um médico e procurar o acompanhamento de um nutricionista.

O profissional da área de nutrição, com certeza, vai elaborar uma dieta voltada para a correção dos excessos e carências nutricionais do organismo, visando à obtenção de resultados saudáveis e uma melhoria na qualidade de vida da pessoa.

mais dicas de saúde...

1 Resultado

  1. […] Tempo do Corpo: http://templodocorpo.com/entenda-a-diferenca-entre-regime-e-dieta/ […]