Entrar em forma com uma aula após a outra vale a pena?

A cada dia é mais comum as pessoas decidirem aderir a um estilo de vida saudável, e para isso, além de iniciarem um programa de reeducação alimentar e incluirem uma dieta balanceada ao cardápio, também começam a fazer exercícios para entrar em forma e poder exibir no dia a dia uma silhueta esbelta e um corpo bem definido.

Não há problema nisso, a não ser que essas pessoas estejam querendo emagrecer muito rapidamente e ficar com o almejado corpo definido em uma ou duas semanas, período muito curto para alcançar o objetivo sem por em risco a saúde.

E é o que de fato acontece. Essas pessoas correm para as academias e passam horas e horas praticando exercícios por acreditarem que isso trará o resultado esperado. Mas, será que conseguem?

emendar uma aula na volta vale a pena?

Como Obter Resultados

O nosso corpo possui uma defesa contra agressões e esta defesa é o que faz nossos músculos ficarem definidos. Ao praticar uma atividade física é como se estivéssemos agredindo o nosso organismo, provocando microlesões e um processo inflamatório.

Leia também:

Treinamento em circuito de alta intensidade: só 7 minutos

Como definir o corpo em 14 dias

Exercícios físicos: quantas vezes por semana devo fazer?

Por isso, os benefícios a serem alcançados começam a surgir após o treino e não durante. Pois somente ao terminar o treino que o organismo irá ativar a defesa contra lesões gerando os resultados esperados.

O que não acontece ao praticar exercícios por horas, pelo contrário, quando há o exagero a adaptação do corpo fica comprometida, gerando efeitos contrários ao esperado, ou seja, ao invés de evoluir, retrocedem.

exercícios na dose certa

exercícios na dose errada

Com os gráficos é possível visualizar que quanto menos exercício melhor e que nosso corpo precisa de um descanso para se recuperar antes de voltar ao treino.

Por isso a melhor maneira de entrar em forma é:

– praticar exercícios com duração e intensidade adequada;

– fazer um intervalo entre os treinos para a recuperação total do corpo.

Você pode gostar...