Exercícios físicos na terceira idade para fazer em casa.

Exercícios físicos na terceira idade.

A terceira idade é um período da vida que exige o empenho e um pouco mais de cuidados com nós mesmos. Isso acontece porque é nesse período da nossa existência que tudo o que foi feito de inadequado começa a retornar ou cobrar o seu preço. Por isso mesmo, é importante fazer exercícios físicos na terceira idade.

Com o avanço da idade, muitos problemas de saúde podem surgir se você não levar uma vida saudável. E uma vida bem regrada deve começar com a melhoria da alimentação, adotando-se uma dieta balanceada, equilibrada e nutritiva, isso tudo, é claro, sem deixar de lado a prática de exercícios físicos regulares.

Por isso, se o indivíduo tiver a pretensão de viver por um pouco mais tempo e de forma mais saudável, deve conhecer e seguir alguns exercícios físicos na terceira idade que poderá fazer em casa.

Agachamento utilizando o sofá.

Para fazer este exercício, você deverá sentar e levantar sem a ajuda das mãos. É necessário fazer o máximo que conseguir até a sua exaustão. Quando chegar a 40 repetições sem descanso, é a hora de tentar uma versão mais complexa do exercício.

exercícios físicos na terceira idade

Exercícios físicos na terceira idade – Flexões.

Apoiando um pé no sofá e mantendo o outro no chão. Se agache até encostar o joelho no chão. Uma ótima alternativa de exercícios físicos na terceira idade.

Flexões de braços apoiado no encosto do sofá.

Para executar esse exercício, a pessoa deve ficar em pé atrás do sofá e, apoiando os seus braços no encosto, procurar dar dois passos para trás. Em seguida, flexione os braços e encoste o peito na parte de cima do encosto do sofá. Empurre com força e volte para a sua posição inicial.

Abdominal sentado no sofá.

Sente na ponta do sofá e coloque suas pernas estendidas na sua frente, porém, sem encostar os pés no chão. Agora, com as mãos apoiadas no assento, flexione os quadris, trazendo os joelhos em direção ao seu peito. Trata-se de outra excelente opção entre os exercícios físicos na terceira idade.

Extensão de costas.

Para a execução, a pessoa deve se deitar de barriga para baixo com os braços ao lado do corpo. Levante a sua cabeça o máximo que conseguir em direção ao teto – se quiser, pode também levantar as pernas do chão – e conte até cinco.

Leia mais:

Saltar sem sair do lugar.

Este é um exercício que coloca uma pressão nos joelhos, por isso, não force muito, e salte várias vezes seguidas.

Flexões.

As flexões também podem ser incluídas entre os bons exercícios na terceira idade, mas não é necessário forçar os braços, basta fazer os movimentos para cima e segurar o corpo com os braços por alguns segundos e, depois, soltar.

A execução de exercícios físicos na terceira idade deve ser feita com a devida cautela e a quantidade de repetições pode variar de acordo com a condição física de cada pessoa. Mesmo fazendo em casa, é prudente uma avaliação médica antes de iniciar a prática das atividades físicas.

mais dicas de saúde...