«

»

Exercícios físicos: quantas vezes por semana devo fazer?

Que praticar exercícios físicos faz bem a saúde, ninguém discute, mas exagerar pode causar diversos tipos de  lesões, algumas até graves. É comum ouvirmos falar que um atleta famoso teve que fazer cirurgia no joelho ou foi afastado dos treinamentos devido a lesões.

Por situações como essas, muitas vezes fica a dúvida em quem começa a praticar atividades ou a frequentar uma academia: quantas vezes por semana devo fazer exercícios físicos? Uma vez, duas vezes ou todos os dias?

O conselho é: a não ser que você seja um atleta e tenha que ganhar a vida com o esforço de seu corpo, vá com calma, pois não há motivos para arriscar  a se machucar pelo excesso de exercícios e ter que ficar várias semanas sem poder praticar atividades físicas enquanto não se recuperar totalmente.

Treinar duas vezes ou todos os dias da semana?

Uma pesquisa publicada no The Journal of Strength and Conditioning Research em 2011, constatou após observar mulheres de 30 a 50 anos submetidas a treinos por 8 semanas, que a quantidade de treino por semana não está necessariamente relacionada com o resultado e que é melhor descansar do que encarar mais uma sessão de exercícios.

Treino para Iniciantes

Sou iniciante, então, quantas vezes por semana devo fazer exercícios físicos?

Se estiver querendo começar a mudar os hábitos e conseguir uma vida mais saudável praticando exercícios físicos, o ideal é começar devagar.

Comece com treinos leves duas vezes por semana e quando começar a ter mais vontade de se exercitar do que ficar no sofá,  aumente a quantidade de treinos gradativamente.

exercícios físicos quantas vezes por semana

Treino para Semi Atletas

Para quem pratica exercícios há mais tempo, extrapolar no treino não trará maiores resultados. Por isso, o indicado é fazer exercícios físicos de 4 a 5 vezes por semana e alterar os movimentos a cada dia.

Um dia procure treinar os membros superiores e no outro, os membros inferiores. Ter um corpo saudável e bonito não é fácil, mantenha a calma e pratique atividades físicas com consciência e de preferência com a orientação de profissional habilitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *