Fascite plantar: lesão esportiva que merece cuidados.

A fascite plantar é uma lesão esportiva que atinge 10% dos corredores causando uma dor muito incômoda no calcanhar ou no arco do pé.

Mas afinal, o que é fascite plantar exatamente?

É uma irritação em um cordão de tecido conhecido como fáscia plantar que percorre a planta do pé ligando-se ao calcanhar, causando uma dor profunda na planta do pé ou no calcanhar. Geralmente a dor é mais profunda de manhã, pois durante a noite o tecido tende a se contrair. No entanto, é bom observar que nem toda dor no calcanhar é fascite plantar.

Como a lesão é causada?

A causa da fascite plantar é um mistério, mas acredita-se que durante uma corrida o calcanhar bate várias vezes ao chão causando assim a lesão.

Isso porque durante a corrida, a fáscia plantar se distende fazendo com que o corpo leve mais fluidos ao ferimento, causando assim uma sensibilidade à dor.

Como funciona o tratamento da fascite plantar?

fascite plantar lesão esportivaQuando a lesão esportiva está no início, descansar e alongar o pé durante alguns meses resolve o problema.

Mas, quando a irritação é profunda, o ideal é procurar um ortopedista que indicará o melhor tratamento, podendo ser até umesmo uma cirurgia.

A cirurgia é simples. Atletas profissionais que passam pela cirurgia, geralmente voltam a praticar atividades normalmente após o tratamento.

O que os especialistas estão dizendo

Durante muito tempo a fascite plantar foi tratada como uma inflamação na fáscia, porém cientistas constataram através de biópsias dos tecidos supostamente inflamados que não havia inflamações. Assim, os pesquisadores chegaram à conclusão que a fascite não envolve inflamações, mas sim um desgaste no tecido.

A lesão é formada pela degeneração do tecido que se inicia com pequenas lesões durante os exercícios. Se essas lesões não forem adequadamente tratadas, os danos não serão reparados pelo organismo se tornando duradouros, desencadeando o surgimento da fascite plantar.

Alerta para os sedentários

A fascite plantar é uma lesão que se apresenta com muito mais frequência em indivíduos obesos, uma vez que a pronação excessiva aumenta muito a probabilidade de desenvolvimento desse tipo de lesão, por consequência do maior alongamento do arco e extensão dos dedos.

Você pode gostar...