Flora intestinal – 10 alimentos para mantê-la saudável.

Cuidar da flora intestinal.

A flora intestinal é composta por milhões de micro-organismos que auxiliam em diversos processos do nosso organismo, inclusive na digestão e absorção dos alimentos.

São muitos os fatores externos podem interferir na flora, entretanto, alguns alimentos podem prevenir e combater a perda desses organismos vitais para a saúde do corpo.

Listamos aqui os 10 melhores alimentos que auxiliam a flora intestinal.

1. Nozes.

As nozes são fontes naturais de manganês e de zinco, minerais que atuam na reparação da mucosa intestinal.

2. Alho e Cebola.

São alimentos ricos em cisteína, um antioxidante natural.

cuidar da flora intestinal

3. Iogurtes com probióticos.

Favorecem a multiplicação das bactérias benéficas do intestino, aumentando a absorção de nutrientes.

4. Chocolate amargo.

Consumido em pequenas quantidades, fornece probióticos para a flora intestinal. Observe a qualidade e a pureza do chocolate.

5. Frutas Cítricas.

Laranja, Limão, Tangerina, acerola e outras frutas cítricas auxiliam na produção de colágeno e preservam a flora, além de serem ricas em ácido ascórbico.

6. Alcachofras.

São probióticos, ou seja, alguns de seus nutrientes resistem à digestão e chegam ao intestino, alimentando assim as bactérias benéficas.

7. Microalgas.

Alguns tipos de microalgas encontradas nos oceanos, como a Spirulina, a Chlorella, e as algas azuis e verdes, contribuem para o aumento do número de lactobacilos e de algumas bactérias no intestino, reforçando a flora intestinal.

8. Soja.

Auxilia na reconstrução do tecido epitelial que reveste o intestino.

9. Ovo.

A gema do ovo é uma grande fonte de Ácido Pantotênico, que, aliado ao ácido ascórbico, favorecem a produção de colágeno, o que mantém saudável a flora intestinal.

10. Castanha-do-Pará.

Um dos poucos alimentos ricos em Selênio, um antioxidante natural, importante na reparação da mucosa intestinal que apresente algum dano.

Hábitos alimentares saudáveis irão preservar sua saúde e trazer benefícios para todo o corpo, mas se lembre de que toda a absorção dos nutrientes é feita no intestino, portanto, cuidar da flora intestinal é fundamental para que você garanta o aproveitamento ideal de todos os alimentos.

Fornecemos aqui alguns dos melhores alimentos para que você possa preservar e corrigir esse sistema que é responsável pelo funcionamento correto do intestino e pelo bem estar do seu corpo.

Confira também como o desequilíbrio da flora intestinal afeta a digestão e o sistema imunológico.

mais dicas de saúde...