Gordura abdominal: como evitar a barriguinha dos 40 anos?

A barriguinha dos 40 anos costuma levar ao desespero homens e mulheres. É um dos primeiros sinais que a meia-idade está chegando.

Quando “a idade chega”, como dizem popularmente, não tem como escapar. O organismo começa a mostrar que uma nova fase está começando e um dos marcos dessa etapa é a gordura localizada no abdômen.

Isso pode acontecer principalmente pela falta de regularidade nas atividades físicas. A falta de educação alimentar e de uma alimentação balanceada, além, é claro, da pessoa levar um estilo de vida desregrado também podem ser os responsáveis pela gordura abdominal.

No entanto, mais do que uma questão de estética, o peso em excesso, especialmente nessa região do abdômen, a chamada “barriguinha dos 40”, é a causadora de problemas cardíacos, diabetes tipo 2, câncer e derrames.

Por isso, quem ainda tem tempo de chegar aos 40 com hábitos de vida diferentes, deve começar o quanto antes, para não ter que correr atrás do prejuízo depois.

barriguinha dos 40 anos

Dicas para evitar o sobrepeso aos 40 anos.

Não tem outro jeito, quem deseja um abdômen “tanquinho” aos 40, precisa manter uma trajetória saudável durante toda vida. A principal forma de prevenção da barriguinha dos 40 anos é manter a regularidade dos exercícios físicos. Não tem como escapar, pois as atividades físicas são essenciais.

De acordo com especialistas, cerca de duas horas e meia por semana já são suficientes. Para quem não gosta de ir academia fazer musculação, pode escolher outras atividades mais prazerosas, como pedalar, dançar, nadar entre tantas outras atividades que devem ser feitas rotineiramente ou ao menos três vezes por semana.

É importante também manter-se longe das comidas processadas com alto teor de gorduras e de açúcar. Para isso, elas devem ser substituídas por vegetais frescos. Além disso, outro fator que deve ser evitado é o estresse com o trabalho, ele é crucial para o aumento de peso, principalmente da gordura localizada.

Leia também:

O sono é também essencial para um equilíbrio no peso e para evitar o sobrepeso. Outra dica para quem já está com a barriguinha dos 40 anos é investir na dança, principalmente salsa e samba, já que estes são exercícios dinâmicos e que, além de queimar calorias, distraem e são prazerosos.

Cuide da sua saúde medindo sua cintura com frequência. Se a sua circunferência na região da cintura for superior a 81 cm para mulheres e 94 cm para homens, os riscos a saúde já podem ser considerados, pois a gordura abdominal estreita as artérias.

Então, não abuse da sorte e inicie hoje mesmo um estilo de vida saudável. Procure um médico, visite uma nutricionista, tire o mofo do tênis que está guardado e corra atrás de mais saúde. Você só tem a ganhar.

mais dicas de saúde...