Gordura corporal ideal – Como saber a sua?

A gordura corporal ideal é aquela quantidade de gordura necessária para dar ao organismo boas condições para absorver as vitaminas ingeridas corretamente, fazer a proteção dos órgãos internos e auxiliar no equilíbrio térmico do corpo, tudo isso de forma saudável.

Quem pretende algum emagrecimento, precisa ter como objetivo a redução da porcentagem de gordura corporal, contudo, mantendo e tonificando os músculos (massa magra), importantes tanto no processo de emagrecimento, como na obtenção de um corpo definido.

Porcentagem de gordura corporal ideal.

Na tabela abaixo você pode consultar o percentual de gordura corporal ideal, conforme o sexo e a idade da pessoa, contudo, observe que a porcentagem de gordura para homens é sempre bem mais baixa do que para mulheres na mesma faixa etária.

Tabela de gordura corporal ideal: Idade x Homens x Mulheres.

De 18 a 29 anos – Homens: 14% – Mulheres: 19%.

De 30 a 39 anos – Homens: 16% – Mulheres: 21%.

De 40 a 49 anos – Homens: 17% – Mulheres: 22%.

De 50 a 59 anos – Homens: 18% – Mulheres: 23%.

Acima de 60 anos – Homens: 21% – Mulheres: 26%.

gordura corporal ideal balança com bioimpedância

Como fazer o cálculo da gordura corporal?

Para fazer o cálculo da gordura corporal facilmente, geralmente são usadas balanças específicas que tenham bioimpedância, uma vez que essas balanças, além de mostrar o peso do indivíduo, são capazes de avaliar e analisar outros dados.

Balanças com bioimpedância?

São balanças equipadas com eletrodos que, quando em contato com a sola do pé, emitem um sinal elétrico de baixa intensidade e imperceptível para o usuário do aparelho. A taxa de gordura é calculada levando em conta a resistência do corpo à passagem do sinal emitido pelos eletrodos. Teoricamente, pode-se dizer que quanto maior a resistência, maior é a taxa de gordura corporal de quem está sobre a balança.

Considere ler também:

Cruzando esse dado com outras informações a respeito da pessoa, como idade e sexo, a gordura pode ser calculada com precisão satisfatória. De posse do resultado desse cálculo, o indivíduo vai saber se está com o percentual de gordura corporal ideal ou se vai ser necessário cuidados extras com a saúde.

A massa magra representa tudo em seu corpo que não seja gordura corporal e a massa gorda é a quantidade de gordura presente no peso total da pessoa.

A massa corporal magra é uma referência para que se determine a quantidade de gordura armazenada que o indivíduo deve perder para chegar à gordura corporal ideal.

mais dicas de saúde...