Grãos são aliados em dietas de emagrecimento.

Mudar os hábitos e emagrecer não é tarefa fácil, mas pequenas mudanças podem ajudar. Que tal fazer uma mudança no cardápio acrescentando alimentos ao invés de retirá-los?

Grãos são aliados em dieta

Para quem está pensando em começar uma dieta e emagrecer ou apenas cuidar melhor da saúde, acrescentar grãos no cardápio pode ser a melhor escolha. Grãos como linhaça, feijão branco, quinoa e outros são excelentes aliados no combate ao excesso de peso e no auxilio a problemas de saúde.

Apenas uma colher de sopa de grão no preparo dos alimentos faz toda diferença. Os grãos são indicados para quem quer emagrecer, mas também são responsáveis pela melhora de prisão de ventre, colesterol e celulites. Ou seja, um ótimo aliado para quem se preocupa com a saúde e a alimentação.

Conhecendo melhor os grãos

Linhaça: encontrada em grãos, farinha e óleo é rica em fibras. Ideal para regular o intestino, diminuir a inflamação em células de gordura e a ansiedade. Seu consumo é excelente para emagrecer, pois ao entrar em contato com o estômago ela incha e informa ao cérebro que o organismo já está satisfeito, o que faz a pessoa não querer comer em excesso.

Farinha de feijão branco: rico em proteína faseolamina. Seu consumo inibe a digestão do carboidrato, melhora a pele e prorroga a absorção de açúcar no sangue. Sendo assim ótimo aliado aos diabéticos e para as dietas de emagreciemento.

Quinoa: considerado o grão mais completo em questão de benefícios, pois contém proteína, carboidrato, vitaminas ( E, D e complexo B), minerais, aminoácidos e cálcio, além de ser rico em fibras. Seu consumo é ideal para prisão de ventre, diminuição dos sintomas de TPM e diminuição da absorção de lipídeos.

Chia: semente mexicana com sabor de nozes que serve para controlar a pressão, melhorar o humor, no tratamento de câncer de mama, redução de diabetes, melhora na pele e ajuda a perder até 3kg em apenas dois dias.

Amaranto: é um cereal de fácil absorção no organismo que auxilia na perda de peso, redução de colesterol, fortalecimento dos ossos e combate o envelhecimento da pele.

Painço: um grão que auxilia no processo digestivo melhorando a prisão de ventre, mantém a resistência dos ossos e é um ótimo aliado para os diabéticos, pois controla a absorção da glicose.

linhaça acrescentar grãos no cardápio

Como acrescentar grãos no cardápio?

O acréscimo de apenas uma colher de sopa por dia é o suficiente, mas os grãos podem ser acrescentados também em receitas como um ingrediente a mais, por exemplo, no preparo de bolos, pães, arroz, saladas e outros.

No caso dos grãos em farinha, os mesmos podem ser colocados no lugar das farinhas tradicionais por inteiro ou metade da porção solicitada na receita. O Amaranto encontrado em flocos pode ser transformado em farinha facilmente para ser acrescentado no preparo de pratos culinários.

No preparo de folhas refogadas como couve ou espinafre pode ser acrescentado a Quinoa, que também pode ser utilizada no preparo de arroz, saladas e sopas. Em farinha é usada em mingaus, pães, pudins, panquecas e biscoitos.

Linhaça é consumida em saladas de frutas, sucos, iogurtes e salpicadas no prato de comida. Antes do consumo devem ser trituradas ou serem transformadas em gel. Para transformar a linhaça em gel que será consumido em sucos, vitaminas e sopas, é só deixá-la de molho por 24 horas e bater no liquidificador.

O consumo em excesso da Chia pode causar efeito contrário, para consumir utilize os grãos em preparos de sucos ou coma uma colher de sopa antes do almoço.

Assim como a Chia o consumo exagerado do Painço pode causar ganho de peso e diarreia. Seu consumo deve ser feito cozido e servido como o arroz.

A ingestão do feijão-branco deve ser feita em forma de farinha e no máximo por 40 dias em doses pequenas como uma colher de café antes do almoço e diluída em água. Pois o feijão cru possui toxinas que podem ser prejudiciais a saúde em grande quantidade.

Você pode gostar...