Hidroginástica emagrece e tonifica os músculos.

A hidroginástica emagrece, sim, além de enrijecer os músculos, ajudando a definir o corpo, deixando-o mais bonito e saudável, uma vez que proporciona a eliminação de alguns quilos extras, em virtude da queima acentuada de calorias durante a prática da atividade física.

Para simplificar o entendimento, a hidroginástica não é nada além do que os exercícios de ginástica praticados no meio aquático.

Realmente, a hidroginástica emagrece, porém, uma das maiores vantagens de praticar a atividade está no baixo impacto que a água proporciona durante a execução dos exercícios.

Com a vantagem do baixo impacto protegendo juntas e articulações, a hidroginástica se torna um exercício aeróbico que pode ser feito por qualquer pessoa, praticamente sem restrições, ou seja, além dos jovens, os alunos da modalidade podem ser pessoas idosas, pessoas que estejam com lesões ou até mesmo indivíduos que apresentem alguma deficiência física.

Outro ponto positivo da prática regular da hidroginástica é que se trata de uma atividade feita em grupo e acaba sendo muito divertida e contagiante, evitando, com isso, o desânimo e a possibilidade de desistência.

hidroginástica emagrece jpg

Mesmo que o aluno não saiba nadar ou não seja um exímio nadador, isso não é nenhum problema. A hidroginástica é feita com a supervisão atenta de um professor sempre em águas rasas, seja na piscina ou no mar, onde o nível da água não irá ultrapassar os ombros do praticante do exercício.

Como é feita a hidroginástica.

As aulas são realizadas de maneira muito simples. O professor fica fora da água para que todos o vejam fazendo os movimentos dos exercícios de forma correta, enquanto os alunos vão repetindo os mesmos movimentos dentro da água. Por vezes, são usados alguns materiais especiais complementares como flutuadores (tipo espaguete), tornozeleiras, dentre outros.

Músicas animadas e contagiantes para acompanhar os exercícios ajudam a deixar as aulas muito divertidas, ao passo que o tempo da atividade passa muito rápido, as calorias queimam de forma acelerada e as gordurinhas vão embora.

A hidroginástica emagrece mesmo?

A resistência aos movimentos feitos dentro da água deixa os exercícios muito mais pesados, já que o meio aquático é muito mais pesado do que o ar, com isso, o gasto calórico é acentuado, causando a consequente perda de peso.

Contudo, como o corpo humano fica mais leve na água por causa do empuxo, que é uma força vertical direcionada que age de baixo para cima nos corpos imersos em algum líquido, temos a sensação de que os exercícios são mais leves.

Mas, o importante é que o resultado final alcançado com a prática regular da hidroginástica, se traduz em músculos mais tonificados, rígidos e muito fortes. A atividade física é uma das que mais queimam calorias, podendo chegar a 400cal por cada hora de aula, o que não é pouco.

Como toda atividade física levada a efeito de forma regular, a hidroginástica emagrece e os primeiros resultados podem ser percebidos logo após três semanas de exercícios. Porém, para a obtenção de resultados ainda melhores e definitivos em um prazo aproximado de três meses, a adoção de uma alimentação balanceada, nutritiva e saudável como aliada é indispensável.

Leia mais:

Principais benefícios da hidroginástica.

A hidroginástica emagrece e isso já é muito bom para a saúde, mas, além disso, o exercício também proporciona inúmeros outros benefícios para o organismo como um todo. Vamos conferir alguns:

  • Melhoria da circulação sanguínea.
  • Tonificação dos músculos.
  • Melhoria da capacidade aeróbica.
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória.
  • Aumento da resistência física.
  • Sensação de bem-estar e melhora do humor.
  • Aumento do metabolismo.
  • Aumento da flexibilidade.
  • Aumento da elasticidade.
  • Menos impacto nas juntas e articulações.
  • Ajuda a combater o estresse.

Recomendação.

Conforme mencionado neste artigo, a hidroginástica emagrece, proporciona muitos outros benefícios para a saúde e pode ser feita por qualquer pessoa, contudo, uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é sempre uma atitude prudente e sábia.

Você pode gostar...