Hipertrofia – Quanto tempo para começar a ganhar músculos?

Quanto tempo para começar a ganhar músculos, é o que todos que começam a fazer musculação perguntam. Ganhar massa muscular tem sido o desejo de muitos garotos e com isso as academias ficam cheias de alunos em busca de melhorar a aparência estética.

Mas, o que poucos sabem é que para conseguir músculos com a velocidade que desejam depende muito da genética de cada um.

Quanto tempo para ganhar Músculos?

Alguns jovens entram nas academias achando que irão ganhar músculos em pouco tempo e quando percebem que o resultado não é tão rápido como o esperado, começam a tomar anabolizantes e suplementos, e em alguns casos, pegam mais peso do que aguentam, causando lesões.

Ganhar massa muscular é possível, mas leva tempo e o processo de ganhar músculos precisa passar por duas etapas: diminuição de gordura e hipertrofia (aumento de massa muscular).

hipertrofia ganhar ganhar músculos

Ao começar praticar exercícios o corpo ganha mais força e perde gordura, por isso, é comum emagrecer antes de começar o processo de hipertrofia, ou seja, aumento de massa muscular.

Por volta da terceira ou quarta semana, o praticante de exercícios começa a sentir resultados e em alguns casos já consegue visualizar a tonificação dos músculos.

Porém, apenas depois de 35 dias de atividade regular é que a hipertrofia começa a ser visível como mostra no gráfico abaixo.

hipertrofia gráfico para ganhar músculosO gráfico foi feito após avaliação de 5 em 5 dias nos pesquisadores que fizeram musculação regularmente. E como é possível visualizar nos primeiros 10 dias a hipertrofia começa aparecer, mas ainda é imperceptível. Tornando-se visível após 35 dias de atividade.

Como ganhar músculos e mantê-los?

Para ganhar e manter os músculos, é necessária a continuação da prática de exercícios regularmente, porém o aumento de carga não deve ser feito com frequência para evitar ganho de mais massa muscular.

Parar de praticar exercícios após conseguir um corpo definido é um erro, pois os músculos tendem a “desaparecer” aos poucos.

Veja também: 12 motivos para fazer musculação para o resto de sua vida.

mais dicas de saúde...