Jiu-Jitsu: benefícios, barriga tanquinho e emagrecimento.

O Jiu-Jitsu na história.

Neste artigo, vamos conferir se o Jiu-Jitsu emagrece mesmo. Mas, antes, um pouco da história desta arte marcial.

O Jiu-Jitsu ou “arte suave”, é uma arte marcial que utiliza técnicas como golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um adversário, sempre com base em princípios do equilíbrio e articulação do corpo, tornando desnecessário o uso excessivo da força e de armas.

Segundo historiadores, o Jiu-jitsu teria nascido na Índia onde era praticado por monges budistas preocupados com a autodefesa. Com a expansão do budismo, finalmente chegou ao Japão, onde se popularizou.

Desembarcou no Brasil em 1915, com a trupe do japonês Conde Koma, como era conhecido o lutador Esai Maeda Koma, que se fixou em Belém do Pará. Lá conheceu Gastão Gracie, que teria levado o filho mais velho, Carlos Gracie, então com 15 anos, para aprender a lutar com o mestre japonês.

Jiu-Jitsu emagrece

Aos 19 anos, Carlos Gracie se transferiu para o Rio de Janeiro, onde adotou a profissão de lutador e professor de Jiu-Jitsu, inclusive viajando para cidades como Belo Horizonte e São Paulo, lutando e vencendo adversários bem mais fortes. Em 1925, Carlos abriu no Rio a primeira Academia Gracie de Jiu-Jitsu.

Jiu-Jitsu e a “barriga tanquinho”.

Os atletas que praticam este esporte são conhecidos pela sua barriga “tanquinho”.

O Jiu-Jitsu é um esporte que exige muito contato físico, indicado para quem quer ter uma vida saudável e com muita disposição. Envolve muita disciplina e evolução corporal, por isso, não é indicado para crianças menores de 5 anos.

A prática constante do Jiu-Jitsu traz benefícios para o corpo e mente, melhorando o desempenho cardiovascular, que evita doenças respiratórias e cardíacas.

Leia também:

Jiu-Jitsu e seus benefícios.

É uma modalidade de arte marcial que tem como princípio a defesa pessoal usando golpes estratégicos para desarmar o adversário e imobilizá-lo. Obviamente, o treinamento traz muitos benefícios à saúde do atleta. Os maiores são:

  • – diminuição de estresse;
  • – aumento da autoestima;
  • – melhora os reflexos e a capacidade cardiovascular e respiratória;
  • – aumenta a resistência e a flexibilidade;
  • – define o corpo por inteiro como braços, quadril e abdômen.

Jiu-Jitsu emagrece?

Os exercícios de aquecimento são em maior parte aeróbicos e os combates exigem além de habilidade, força dos praticantes em sua maior parte no chão.

Portanto, o Jiu-Jitsu emagrece mesmo, afinal, em cada aula é possível perder de 750 a 1500 calorias, ajudando assim no combate as gorduras em excesso.

Muitas mulheres estão procurando esta modalidade com o intuito de perder a barriga, porém o esporte não é indicado para mulheres que gostam de cuidar da aparência, pois as unhas devem sempre ficar cortadas.

Você pode gostar...