Melhores exercícios para proteger o coração.

Que a atividade física faz bem à saúde não se discute, mas resolve começar a praticar após os 40 anos?

Uma pesquisa britânica comprovou que praticar regularmente alguma atividade física irá proteger o coração contra problemas cardíacos mesmo que iniciadas após os 40 anos. Foram analisadas amostras de sangue de 4 mil pessoas em Londres, antes e após a duração do estudo.

Os voluntários tiveram que praticar alguma atividade física por duas horas e meia, semanalmente durante 10 anos. No final, amostras de sangue comprovaram que os praticantes de exercícios tiveram o índice de marcadores inflamatórios menor.

O índice de marcadores inflamatórios alto foi associado ao risco de problemas cardíacos, por isso, ter um índice menor significa que a pessoa não terá problemas cardíacos tão cedo.

A pesquisa também mostrou que pessoas com mais de 40 anos conseguiram reduzir o índice após começar a praticar exercícios, mesmo tendo sido sedentárias a vida inteira. No entanto a pesquisa se focou em problemas cardíacos gerais e não em doenças específicas.

Exercícios que protegem o coração

Portanto, começar a praticar exercícios sem a orientação médica não é indicado, o ideal é fazer uma avaliação para ver se já existem doenças cardíacas. Exercícios que protegem o coração não são pesados, porém quando já existe algum problema pode causar um infarto.

exercicios-para-proteger-coracao

Os melhores exercícios para proteger o coração são leves como uma caminhada ou até mesmo uma jardinagem já trazem grandes resultados. O importante é se mexer e fugir do sedentarismo, nunca é tarde para começar a cuidar do coração.

Você pode gostar...