Musculação como complemento da corrida.

Saber usar os exercícios de musculação como complemento da corrida, melhora o desempenho do atleta deixando-o mais rápido.

Um corredor precisa cuidar de suas articulações e músculos para evitar lesões irreversíveis. A corrida é um exercício aeróbico com muitos impactos que podem machucar articulações da coluna, joelhos e tornozelos.

Por isso, a musculação como complemento da corrida deve ser usada para fortalecer os músculos responsáveis por proteger as articulações, ossos e órgãos, melhorando assim o desempenho do atleta.

Para que os exercícios se completem e ajudem no desempenho é necessário fazê-los conforme a necessidade de cada atleta. Sendo que independente disso, a musculação deve se focar nos membros inferiores como pernas e no core (abdômen, lombar e quadril).

Os membros inferiores são os mais usados em uma corrida, por isso, para usar a musculação como plemento da corrida, as pernas necessitam de maior atenção, assim como o core que é responsável pela postura do atleta e os membros superiores não podem ser esquecidos já que são responsáveis pelo deslocamento, ou seja, velocidade.

Períodos de desempenho de um corredor.

Um atleta que opta pelo exercício de corrida passa por três períodos: base, fortalecimento e velocidade. E são estes períodos que determinarão os exercícios feitos na musculação.

musculacao complemento da corrida

Base: neste período o atleta esta iniciando e necessita aumentar sua capacidade aeróbica, por isso, todos os membros devem ser trabalhados igualmente.

Fortalecimento: após o condicionamento físico estar adequado é hora de dar mais atenção aos membros inferiores para aumentar a força dos músculos e o desempenho do atleta.

Velocidade: ideal para atletas no nível avançado que querem aumentar a velocidade, nesta etapa os músculos superiores começam a ter mais atenção.

Cuidados

Já vimos a importância do atleta saber usar os exercícios de musculação como complemento da corrida visando a melhoria do seu desempenho e, consequentemente, ficando cada vez mais rápido. Contudo, o corredor também precisa tomar alguns cuidados para não sofrer lesões desnecessárias, o que interromperia o seu treinamento por dias, semanas ou até mesmo, por meses. Vamos conferir alguns desses cuidados:

Corra com tênis apropriado e em ruas sem buracos ou com poucos desníveis.

– Comece a corrida no plano, caminhe nas subidas e descidas.

– Faça o treinamento com auxilio de um profissional.

– Correr em decidas e subidas causam danos nas articulações, deixe isso para o nível avançado.

mais dicas de saúde...