Musculação na adolescência e seus benefícios.

Musculação na adolescência.

A adolescência é uma época particularmente difícil na vida de muita gente. É nesse período que os hormônios se descontrolam e, por isso, é natural que muitos jovens acabem se sentindo inseguros com sua aparência e corpo. Tentando amenizar um pouco o problema, muitos recorrem à prática de musculação na adolescência, mas, receosos, muitos pais não sabem se devem permitir a prática dos exercícios.

Atualmente, o mito de que a musculação faz mal para os adolescentes já não existe, e muitos médicos orientam que a prática comece depois dos 12 anos de idade, e sempre acompanhada de um profissional de Educação Física capacitado. Nesta fase, muitos instrutores optam por darem aos alunos mais jovens exercícios de alongamento, fortalecimento articular e muscular, e flexibilidade.

Os cuidados na prática da musculação na adolescência.

Antes de deixar seu filho fazer a matricular em uma academia, vá com ele até o local com o intuito de conhecer o espaço. Converse com o professor que vai apresentar a academia sobre como o treino do adolescente será montado. Preste atenção se outros jovens frequentam a academia e os exercícios que executam.

musculação na adolescência e benefícios

Musculação na adolescência – O ideal é começar após os 12 anos de idade.

Procure um médico antes de começar a musculação na adolescência – ele irá orientar se a prática é válida. Você ainda pode contratar um Personal Trainer que acompanhará todo treino e evolução do adolescente durante a execução dos treinos.

A prática da musculação na adolescência é benéfica para a saúde se bem executada. O ideal é que, ao começar, o adolescente faça exercícios físicos com carga leve e com uma frequência de, no máximo, três vezes na semana. Nos outros dias, ele pode optar por atividades aeróbicas que o ajudarão no sistema cardiovascular, como a prática da natação, judô, dança, entre outros.

Leia mais sobre musculação:

Muitos especialistas também afirmam que se o jovem decidir iniciar a prática da musculação na adolescência, o ideal é que isso seja feito sem pesos adicionais até que ele complete 14 anos. Desse modo, as chances de lesionar o músculo ou articulações são baixas, assim como a ocorrência de micro traumatismos no crescimento do adolescente.

Além de melhorar a postura e preparo físico, começar o aprendizado e as técnicas da musculação na adolescência, também serve como uma válvula de escape para que essa fase não seja tão perturbadora. Ao se sentir seguro e de bem com a própria aparência, o adolescente aprende a não dar tanta importância para a opinião alheia e, consequentemente, fica menos inseguro.

Se o artigo foi útil para você, considere visitar e curtir nossa página @TemploDoCorpo no Facebook.

mais dicas de saúde...