Por que a musculação não está fazendo o resultado esperado?

Uma pergunta frequente por parte de atletas é: por que a musculação não está fazendo o resultado esperado, apesar de muito esforço e dedicação?

O desejo de ter o corpo definido em pouco tempo, faz com que pessoas pratiquem atividades físicas de maneira errada. É muito comum, principalmente entre os homens o uso de anabolizantes para o aumento dos músculos, pois acreditam que a musculação não está fazendo resultado.

O que poucas pessoas sabem é que quando a musculação não está fazendo o resultado esperado, a causa pode estar na maneira em que está sendo praticada. Muitos erros comuns são vistos em academias, como a pratica errada de exercícios que podem causar lesões sérias nos músculos e articulações.

Saber quais são estes erros e identificá-los podem ajudar a obter o resultado mais rápido sem a necessidade de anabolizantes que são perigosos para saúde.

musculação não está fazendo o resultado esperado

Musculação não está fazendo o resultado esperado: erros mais comuns.

Postura.

A postura correta é peito para fora, barriga e bumbum para dentro. No caso de exercícios praticados em pé os joelhos devem ficar semiflexionados e paralelos.

A postura correta é a primeira coisa que deve ser verificada antes da pratica de qualquer exercício. Por exemplo: ao fazer exercícios para os braços, seu corpo estará fazendo força no abdômen, portanto, quando dizemos que a pratica daquela atividade é para determinado membro do corpo é por que a mesma trabalha mais com aqueles membros, mas também trabalha com o resto do corpo.

Excesso de carga.

Iniciar os exercícios sempre com as cargas mais leves evita lesões nas articulações. O fato de a pessoa aguentar um peso de 1 kg com facilidade não significa que ao ergue-lo pela décima vez em movimentos repetidos terá a mesma facilidade.

O ideal neste caso é sempre seguir a orientação de um profissional e os limites do próprio corpo. A prática de exercícios sem carga e utilizando apenas a força do corpo também trazem resultados.

Forma de segurar os equipamentos.

Pode levar a execução errada dos exercícios, por exemplo, ao fazer movimentos com os dois braços abrindo e fechando-os, os ombros devem estar alinhados e os braços devem fazer movimentos iguais ao mesmo tempo.

É comum neste caso um braço se movimentar mais rápido que o outro pelo modo de segurar o equipamento, por isso, para evitar este erro pratique os exercícios olhando para o espelho.

Velocidade.

Quanto mais devagar forem os movimentos, melhor será o resultado esperado. Ao praticar os exercícios com velocidade reduzida é possível controlar a respiração evitando cansaço antes da hora.

Os movimentos precisos e lentos exigem mais dos músculos acelerando assim o resultado.

Evitando os erros.

Para evitar a constatação de que a musculação não está fazendo o resultado esperado apesar do seu esforço, tire todas as dúvidas com o professor de educação física, ele está ali para orientar e ajudar o aluno a alcançar os objetivos.

Fique de olho na postura e nos sinais do corpo, achar que as dores após uma atividade física é normal é um erro. Caso sinta dores durante ou após a pratica de algum exercício comunique ao professor e evite forçar aquele músculo até que o mesmo pare de doer.

mais dicas de saúde...