Musculação: o que é e como fazer o treino negativo.

O treino negativo.

Você já conhece o tão famoso treino negativo? Se não, essa é a sua oportunidade. O treino negativo é também conhecido como treino excêntrico ou ainda séries negativas, que são mais eficientes do que os já conhecidos e tem como principal objetivo aumentar a força e a massa muscular dos indivíduos que o praticam.

Preparação.

Para realizar o treino negativo você precisará do auxílio de um colega, para lhe ajudar a posicionar o peso na posição de início. Depois disso, o peso poderá descer por si só, sem ajuda e devagar, pois é dessa forma que os músculos passam a trabalhar, se você for realizar com a ajuda de um supino, por exemplo.

Primeiramente, você deve se certificar de que o peso está na sua posição mais elevada. Depois disso, deixe-o descer controlando a descida até chegar no ponto mais baixo. Isso feito, pode levantar mais uma vez o supino até a posição inicial. Nesse caso, conte com o auxílio de um amigo para evitar problemas.

musculação - o treino negativo

Como fazer.

Mas afinal, você sabe como realizar o treino negativo? Inicialmente, vale destacar de que você deve usar  uma carga de pesos equivalentes aproximadamente a 105% da sua 1RM para tal exercício. Se você é capaz de levantar 100 kg normalmente, você deve usar 105 kg no treino negativo.

De uma forma geral você deve se concentrar na parte da descida do peso. Se você estiver se sentindo mais seguro e confiante, pode aumentar a carga, a partir do momento que for capaz de realizar mais de seis repetições com o mesmo peso.

Lembrando que para realizar o treino negativo, você deve fazer no máximo essas seis repetições. Se você acha que consegue fazer mais do que isso, é porque está fazendo de forma incorreta ou não está usando peso suficiente.

Leia também:

O segredo do treino negativo é extremamente ligado com a forma pela qual você desce o peso. Este, não deve descer como se fosse numa repetição normal, mas pelo contrário: lute contra a gravidade e empurre de forma intensa contra o peso adquirido.

O treino negativo lhe proporcionará no dia seguinte dores muito fortes, o que é normal para esse tipo de exercício, e se você não a sentir, é porque fez algo errado. Lembre-se de que lutar contra o peso é essencial.

Vale observar que o treino negativo é de alta intensidade e deve ser realizado esporadicamente, de preferência trabalhando grupos musculares com mais dificuldades de serem desenvolvidos. O ideal também é limitar a 3  (três) o número de séries excêntricas a serem realizadas por treino.

mais dicas de saúde...