Musculação para idosos – Conheça os benefícios.

Musculação para idosos.

A musculação é uma atividade bastante procurada em academias por pessoas que desejam emagrecer, já que se trata de uma atividade que faz bem ao corpo e promove o emagrecimento, além de tonificar os músculos e acelerar o metabolismo. E a musculação para idosos segue este mesmo caminho.

Além de ser capaz de promover o emagrecimento, por ser uma atividade de queima calórica intensa, a musculação para pessoas da terceira idade também ajuda a fortificar e tonificar os músculos dos indivíduos incluídos nesse grupo, o que é muito importante para a saúde, pois, com o passar dos anos, naturalmente, o organismo se mostra mais vulnerável, as fibras musculares mais frágeis e as articulações menos flexíveis.

Como em qualquer outra atividade, os cuidados não podem faltar e a musculação para idosos deve ser precedida de uma rigorosa avaliação da condição física da pessoa por profissional capacitado. A boa notícia é que, para a comodidade do aluno e visando a fidelização deste, a maioria das academias já oferece esse tipo de avaliação por sua própria equipe.

As academias estão investindo mais nos idosos.

Segundo pesquisas, partindo do resultado da avaliação da condição física de diversos idosos do país, pode-se dizer que o número de pessoas idosas com excesso de peso é bem maior do que quando comparado com o mesmo número de jovens.

Esses resultados têm servido de motivos e estímulos para que os proprietários de academias invistam cada vez mais na musculação para idosos, uma vez que o grupo de alunos da terceira idade é uma clientela que cada vez aumenta mais.

musculação para idosos benefícios

Musculação para idosos – Atividade ajuda a prevenir e controlar doenças relacionadas à obesidade.

A procura por musculação para idosos está em alta.

Durante anos, quando o idoso fazia uma visita ao médico devido aos problemas de saúde relacionados à obesidade, como colesterol alto, pressão alta e diabetes, de imediato, a pessoa era logo aconselhada a fazer atividades físicas aeróbicas, em vez de musculação.

Isso ocorria de praxe porque os exercícios aeróbicos são atividades físicas que comprovadamente queimam muitas calorias por hora de atividade. Em decorrência dessa certeza, as corridas leves e caminhadas sempre foram os exercícios mais indicados para os idosos por parte dos profissionais da saúde.

Porém, a musculação vem ganhando espaço entre as pessoas que precisam praticar algum tipo de exercícios físico para perder peso e melhorar a saúde, e não apenas com o intuito de ganhar músculos com os exercícios de resistência.

Este espaço está sendo conquistado devido a estudos mais recentes realizados que já comprovaram que a musculação, além de eficiente para a fortificação das fibras musculares, articulações e tonificação dos músculos, também é competente na hora de queimar calorias e proporcionar uma perda de peso acentuada.

Em outras palavras, as pesquisas têm mostrado que a musculação para idosos, principalmente se for intercalada com exercícios aeróbicos, pode ajudar de forma significativa no emagrecimento, além de auxiliar na prevenção e controle de alguns fatores de risco para a saúde.

Para o mercado fitness, a musculação sempre foi vista como algo lucrativo, já que é amplamente procurada por todos os públicos. Os idosos, definitivamente, também estão incluídos entre estes e, segundo estudos realizados em academias de São Paulo, 74% das pessoas matriculadas, independente de sexo e idade, procuram a musculação, indicando a forte tendência que existe no setor.

Conforme já foi dito, a pesquisa mostrou que o número de idosos obesos é maior comparado com os jovens. Outro dado interessante da pesquisa é que dentro do grupo de idosos obesos, as mulheres que estão nessa condição são em maior número em relação aos homens da mesma faixa etária. O mercado fitness tem conhecimento disso e está cada vez mais se adaptando, e se preparando, para essa nova realidade.

musculação para idosos

Musculação para idosos – A procura está cada vez maior nas academias.

Leia mais sobre musculação:

Benefícios da musculação para idosos.

Os benefícios da musculação para pessoas da terceira idade são incalculáveis, mas, vamos conferir os mais evidentes:

  • Fortalece os músculos.
  • Fortalece as articulações.
  • Aumenta a flexibilidade das articulações.
  • Proporciona o aumento da autonomia funcional do idoso.
  • Ajuda a pessoa retomar atividades rotineiras já abandonadas.
  • Completa ou substitui a ação de remédios em alguns casos (sob a devida orientação médica, é claro).
  • Tem ação importante na prevenção e controle de doenças relacionadas à obesidade, como pressão alta, diabetes e colesterol alto.
  • Melhoria da autoestima e humor.

Apesar de todos os benefícios mencionados neste artigo, não podemos deixar de enfatizar, mesmo que isso pareça repetitivo, que a musculação para idosos deve ter acompanhamento médico e de profissional da área de educação física.

Esse acompanhamento especializado irá permitir que o idoso possa tirar o máximo proveito de todos os benefícios que a prática regular de atividades físicas proporciona, sem precisar expor a saúde a riscos desnecessários.

Considere visitar e curtir a nossa página @OTemploDoCorpo no Facebook, para acompanhar todas as atualizações do Blog.

Você pode gostar...