Natação para bebês: benefícios e cuidados.

Natação para bebês: cuidados necessários e os benefícios para os pequenos.

1. Desenvolvimento: o bebê precisa se exercitar e ter contato com fatores biológicos e condições ambientais para se desenvolver. Quanto mais cedo tiver estímulos, mais rápida será a aquisição de habilidades.

2. Medo: o medo de entrar em piscinas é adquirido após um trauma ou por causa dos pais ao demonstrarem seus medos próprios. Por isso, ter contato cedo com a água não determinará se o bebê terá medo ou não. Caso o bebê já demonstre medo logo de inicio é muito importante trabalhar isso com brincadeiras e sem pressa.

3. Pais e Filhos: durante a natação um dos pais precisa entrar na água junto com o filho, o que estimula a aproximação. O toque e o carinho trocado durante a aula estimulam o lado afetivo do bebê.

4. Problemas de Ouvido: uma piscina mal cuidada pode proporcionar dores de ouvido. Por isso, o ideal é que use um tampão moldável para proteger, mas caso não seja possível secar bem os ouvidos após a natação, ficar de olho nas condições da água podem ajudar.

5. Problemas Respiratórios: crianças com problemas respiratórios se beneficiam com a natação, pois fortalece os músculos torácicos e os do diafragma responsáveis pela respiração.

6. Temperatura da Água: a água deve estar com temperatura de 26ºC, quando acima disso o ambiente fica muito quente e é prejudicial.

7. Cloro: piscinas de clubes e escolas possuem muito cloro o que pode causar alergias. Para saber se o bebê possui alguma alergia é só observar os olhos e a pele que podem apresentar vermelhidão. No caso de o bebê ter alergia, as piscinas que recebem tratamento com sal e ozônio são as mais indicadas.

8. Boias: durante as aulas não são indicadas, pois limitam o aprendizado. Mas, no lazer são recomenddas desde que tenha um adulto por perto.

natação para bebês - benefícios e cuidados

9. Idade: os pais podem tranquilamente matricular as crianças em aulas de natação para bebês já a partir do sexto mês de vida. Nessa fase, o neném já tomou as principais vacinas que irão protegê-lo de doenças contagiosas.

mais dicas de saúde...