O que é a dieta Dash: prós e contras

Neste artigo, vamos saber o que é a dieta Dash, como pode ser usada, quais os benefícios, bem como quais os prós e contras de adotar o método para o emagrecimento.

O que é a dieta Dash

O que é a dieta Dash?

A dieta Dash (abreviação da expressão em inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension). Trata-se do método para reduzir a hipertensão através da dieta.

A dieta Dash foi criada nos EUA visando pacientes que são acometidos de hipertensão, isto é, aqueles pacientes que tem a pressão arterial elevada.

Portanto, o objetivo da dieta é diminuir estes níveis.

Vale ressaltar que a dieta DASH não foi criada visando a perda de peso, muito embora ela possa servir também para isso, uma vez que a pessoa exclui da alimentação todos os nutrientes que prejudicam a saúde.

Como funciona a dieta Dash.

Para entendermos o que é a dieta Dash, precisamos entender como o plano alimentar funciona. A dieta Dash, como já mencionado, foi criada com o objetivo de reduzir e controlar a pressão arterial por meio de um planejamento alimentar.

Contudo, mesmo sendo direcionada para pacientes com hipertensão, as pessoas que desejam a perda de peso também podem seguir a dieta Dash, já que ela se baseia em uma alimentação bem saudável, em porções com quantidades moderadas e, claro, na inclusão de atividades físicas regulares na rotina da pessoa.

Além disso, a dieta Dash ainda pode auxiliar na diminuição e controle dos níveis do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos.

A dieta, quando é rica em sódio, proporciona o aumento da pressão arterial. Dessa forma, uma das recomendações para que adota a dieta Dash, é uma redução acentuada da quantidade de sal ingerida.

Segundo os especialistas, a recomendação para pacientes hipertensos é que o consumo de sal seja menos de 2 gramas durante o dia todo.

Outro objetivo da dieta DASH é a diminuição de gorduras saturadas e gorduras trans, já que em excesso, podem desencadear o aumento da pressão arterial.

O consumo de açúcar também deve ser limitado, pois este é um dos fatores que causam a obesidade.

Para adotar esta dieta, a pessoa deve apostar no consumo de frutas e legumes, de alimentos com alta concentração de em cálcio, fibras, magnésio e potássio.

Nutrientes integrais, laticínios com baixo teor de gordura e as oleaginosas, como amêndoas, nozes e castanhas, são alguns dos alimentos permitidos para os seguidores na dieta DASH, e que trarão benefícios para o organismo, reduzindo a pressão arterial.

Cardápio da dieta Dash.

O plano de alimentação da dieta DASH sugere a ingestão dos alimentos na forma abaixo (porções diárias):

7 a 8 porções de grãos.

4 a 5 porções de legumes.

4 a 5 porções de frutas.

2 a 3 porções de gorduras e óleos.

2 porções de carne magra (ave e peixes).

2 a 3 porções de nutrientes lácteos pobres em gordura.

Com relação ao consumo de doces, a recomendação é de no máximo 5 porções por semana. Nozes, grãos secos e sementes também ficam limitados a 4 ou 5 porções semanais.

O que é a dieta Dash: vantagens.

A dieta DASH foi criada por cientistas com estudos e experimentos em seres humanos. Além disso, o plano de alimentação inclui principalmente alimentos saudáveis.

Outra vantagem, é que a dieta Dash também permite a utilização de uma grande diversidade de alimentos, bem como da forma de preparação desses alimentos.

Quem resolver seguir a dieta DASH, não precisa excluir definitivamente os doces da sua vida, apenas consumi-los com a devida moderação.

Finalmente, a dieta Dash não é uma dieta para se fazer durante um período de tempo determinado, mas um estilo de vida saudável que deve ser adotado.

Veja também:

O que é a dieta Dash: desvantagens.

A grande desvantagem da dieta Dash é que o plano alimentar é restrito a um grupo de pessoas, os hipertensos.

Caso o indivíduo não seja hipertenso, pode ser que venha a ter necessidades diferentes a nível de nutrientes e de quantidades a serem ingeridas.

Além do mais, a dieta Dash não foi concebida com a intenção voltada para o emagrecimento, embora, quando aliada a atividades físicas regulares, também pode proporcionar uma perda de peso corporal por ser uma dieta saudável e equilibrada.

Importante.

Este artigo tem caráter meramente informativo. Não comece nenhum tipo de dieta ou regime sem a prévia consulta e orientação de profissional médico.

Você pode gostar...