O que fazer antes de iniciar um programa de exercícios.

Vida saúdável.

Ter uma vida saudável exige muito das pessoas em vários aspectos: uma boa alimentação, bons hábitos sociais, prática regular de exercícios físicos, entre outras coisas. Iniciar uma atividade física frequente é o primeiro passo para garantir essa almejada vida saudável.

Porém, não é nada aconselhável de uma hora para outra, começar a correr por aí na tentativa de manter o corpo saudável a qualquer custo, pois, dependendo do caso, isso pode trazer mais riscos do que benefícios à sua saúde. Há certos cuidados que precisam ser tomados antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Preparação para iniciar o programa de exercícios.

Um programa de exercícios envolve muitas coisas: desde jogar futebol com os amigos uma vez por semana, até correr dez quilômetros todos os dias para ter alta performance. Em qualquer uma destas atividades é necessário, inicialmente, marcar uma consulta com um médico, principalmente se você está parado há algum tempo.

iniciar programa de exercícios

Seu corpo tem alguns limites e você precisa ter conhecimento deles para que sua atividade física não saia diferente do esperado. É comum algumas pessoas reclamarem que o esforço físico só traz dores e malefícios. Mas isso só acontece quando esta pessoa não faz o exercício dentro de seus limites, sem a necessária orientação e acompanhamento profissional.

O ideal ao consultar um médico e fazer alguns exames de esforço para saber qual o limite de seu corpo e que tipos de exercícios você poderá fazer. Só assim você poderá iniciar um programa de exercícios.

Planejamento: equipamento e local.

Após consultar seu médico, você poderá partir para a atividade física. No entanto, você deve se atentar ao tipo de atividade que praticará e, desta forma, se preparar para o começo do programa.

Cada tipo de atividade física exige alguns equipamentos especiais, mesmo que seja um par de tênis ou um short. E, é claro, todos estes equipamentos têm um custo. Por isso, escolha bem o tipo de atividade física que você pretende fazer, já que alguns têm o custo realmente elevado.

Considere ler também:

Por fim, planeje e se programe para encontrar um local apropriado para se exercitar. Seja uma academia, um parque, um clube, você tem que estar com essa informação definida. Caso contrário, o início de sua vida mais saudável pode demorar, já que comumente ficamos decepcionados e estressados caso as coisas não ocorram como esperado.

cuidados iniciar programa de exercícios

Reavaliação periódica.

Além de tudo isso, mesmo depois de iniciar um programa de exercícios, você deve consultar seu médico regularmente para reavaliações e realização de exames periódicos a fim de manter sua saúde sob controle e sua vida o mais saudável possível, afinal, iniciar a prática de exercícios exercícios é o primeiro passo para uma vida sem sedentarismo.

Você pode gostar...