Oito segredos para emagrecer definitivamente com saúde.

Segredos para emagrecer.

O sobrepeso e a obesidade são problemas que devem ser combatidos diariamente com muita seriedade, afinal, são distúrbios que podem influir diretamente na sua saúde.

O sobrepeso e obesidade, se não forem tratados adequadamente, cedo ou tarde trarão dificuldades ao seu organismo, além de proporcionar o surgimento de males relacionados, como doenças do coração, diabetes, pressão arterial alta, entre outros não menos perigosos.

Mas, como todos já sabem, emagrecer definitivamente é simples, porém, não é tão fácil como alguns querem nos fazer crer.

Emagrecer não é apenas uma atitude isolada, mas um processo que envolve algumas etapas e exige que a pessoa siga diversos passos e tome atitudes para obter o sucesso almejado no processo de emagrecimento.

Passos e atitudes para emagrecer definitivamente.

1. Iniciar um programa de reeducação alimentar

2. Mudança ou eliminação de maus hábitos alimentares;

3. Adotar uma dieta com alimentação saudável, balanceada e equilibrada;

4. Força de vontade, motivação, determinação e persistência;

5. Prática regular de atividades físicas.

Esses são apenas os passos iniciais. Mas, existem mais alguns pequenos segredos para emagrecer que, apesar de simples, quando seguidos, funcionam e facilitam muito a vida de quem precisa de emagrecimento e manter a perda de peso de uma vez por todas.

8 segredos para emagrecer definitivamente com saúde

Então, vamos conhecer oito segredos para emagrecer definitivamente:

Primeiro segredo: anote tudo o que você come durante o dia.

Fazer um diário com a anotação de todos os alimentos que foram ingeridos durante o dia é parte fundamental para manter a disciplina da rotina diária. Através dessas anotações, o indivíduo pode observar de perto e sem margem de enganos, como realmente está se alimentando e com isso identificar seus erros e acertos.

O pilar central de uma reeducação alimentar bem-sucedida está no controle efetivo do que a pessoa está consumindo no dia a dia. Com base nessas anotações é que o indivíduo sai em busca das melhores adaptações para a sua alimentação e por fim, conseguir emagrecer comendo o que gosta, sem sacrifícios extremos e sem por em risco a saúde. Este, sem dúvidas, é um dos melhores segredos para emagrecer.

Segundo segredo: tenha metas e objetivos possíveis.

Ao iniciar um programa de emagrecimento estabeleça objetivos claros e metas possíveis de serem alcançadas. Não adianta o cidadão pensar em emagrecer vinte quilos em dois meses.

Se a pessoa conseguir perder vinte quilos em dois meses, provavelmente não será um emagrecimento saudável. Na verdade, será uma verdadeira agressão ao seu organismo, pois para chegar a isso, teria que apelar para dietas extremamente restritivas, com a eliminação de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo, além de passar muita, muita fome mesmo. Lembre-se que você precisa emagrecer, mas com saúde.

Portanto, estabeleça metas mais modestas de emagrecimento. Se você precisa perder quinze quilos de peso, tente fazer isso de três em três quilos em cada etapa. Toda vez que você conseguir perder três quilos, ficará bem mais motivado em correr atrás do emagrecimento de mais três quilos. E no processo de emagrecimento, a motivação é fator importante para que a pessoa não desista no meio do caminho.

Terceiro segredo: faça mudanças gradativamente.

Esse é um dos segredos para emagrecer mais importantes. As mudanças não devem ser bruscas, mas gradativas. Tente mudar uma atitude ou um hábito de cada vez. Se as alterações feitas forem muito drásticas, em pouco tempo seu organismo vai sentir os efeitos negativos das mudanças feitas dessa forma, podendo levar o indivíduo à desistência do processo de emagrecimento e, consequentemente, ao temido e nada benéfico efeito sanfona, cuja característica é a pessoa emagrecer e voltar a engordar diversas vezes.

O corpo precisa de um tempo para se adaptar às mudanças impostas a ele, por isso, as alterações de atitudes e hábitos devem ser introduzidas aos poucos na rotina, do contrário, não serão duradouras e em pouco tempo a pessoa estará incorrendo nos mesmos erros, com grande possibilidade de retornar aos velhos maus hábitos alimentares.

oito segredos para emagrecer definitivamente com saúde

Quarto segredo: acompanhamento especializado.

Ter acompanhamento médico, nutricional e de profissional da área de educação física é muito importante. A pessoa deve interagir com esses profissionais tanto para obter informações quanto aos avanços já conseguidos, com para fazer os ajustes necessários na dieta, alimentação e nos exercícios físicos praticados regularmente, visando não interromper o emagrecimento ou não permitir que a perda de peso fique estagnada (o desanimador efeito platô, cuja característica é a pessoa parar de emagrecer, apesar dos esforços).

Quinto segredo: comprometimento, força de vontade e perseverança.

Apenas o indivíduo saber o que deve fazer e o que não deve para conseguir emagrecer não é bom o bastante. Você deve ter metas e firmar o compromisso consigo mesmo de atingir um objetivo final, tendo certeza de que isso é possível graças à sua força de vontade, perseverança e persistência.

Manter contato ou trocar informações e experiências com pessoas com o mesmo nível de comprometimento que você no processo de emagrecimento, com certeza, é um inquestionável fator de motivação.

Sexto segredo: controle rotineiro do peso.

Este é um dos segredos para emagrecer que não pode ser negligenciado de forma alguma. Pesquisas apontam que pessoas que fazem o controle de peso semanalmente, perdem em média 1,2 kg a mais do que aquelas pessoas que, apesar das dietas e atividades físicas, não se preocupam em acompanhar o ponteiro da balança com frequência.

O motivo disso é muito simples de entender. O acompanhamento do peso semanalmente ou amiúde, deixa a pessoa bem mais atenta a qualquer alteração no ponteiro da balança. Se a pesagem indicar estagnação ou aumento do peso, vai acender imediatamente o “sinal amarelo”.

Quando o “sinal amarelo” acender, vai forçar o indivíduo a rever seus hábitos alimentares e procurar corrigir o mais rápido possível os erros porventura detectados, seja na quantidade de alimentos ingeridos diariamente ou mesmo na qualidade dos alimentos que compõem o seu cardápio.

Leia mais sobre segredos para emagrecer:

Sétimo segredo: praticar atividades físicas regularmente.

Não podemos nem começar a falar em emagrecer com saúde ou emagrecer definitivamente, sem abordar a necessidade de praticar atividades físicas regularmente.

Quem pratica exercícios físicos regularmente pode ter um emagrecimento mais acentuado, mais rápido e mais saudável do que pessoas sedentárias ou que não tenham o costume de mexer o corpo.

A pessoa que pratica atividades físicas regularmente acaba criando uma rotina extremamente saudável, aumentando consideravelmente as chances de atingir o seu objetivo final, que é emagrecer definitivamente com saúde.

Oitavo segredo para emagrecer: manter o peso.

É comum a pessoa, depois de emagrecer e atingir o objetivo, acabar relaxando e em pouco tempo engordar novamente, recuperando todo o peso que custou diversos meses para perder.

Por causa disso, a reeducação alimentar é tão importante, pois é um processo onde a pessoa vai aprender a comer de maneira correta, saudável e sem passar fome.

Para manter o peso, a pessoa deve ficar especialmente atenta ao “sexto segredo: controle rotineiro do peso” e por em prática tudo que aprendeu durante a reeducação alimentar. Esse é o caminho para emagrecer definitavamente e fugir a qualquer custo do terrível efeito sanfona.

Recapitulando.

Como vimos anteriormente, emagrecer definitivamente é bastante simples, mas não tão fácil como parece, além de exigir um pouco de esforço de quem está obeso ou com sobrepeso. E antes de falar dos segredos para emagrecer, observamos também que para começar o processo de emagrecimento, é necessário seguir alguns passos:

1. Reeducação alimentar.

2. Algumas mudanças de hábitos alimentares;

3. Alimentação saudável, balanceada e equilibrada;

4. Força de vontade e motivação;

5. Praticar exercícios físicos rotineiramente.

Além dos passos acima necessários para a pessoa iniciar o processo de emagrecimento, existem algumas dicas (ou segredos, como preferem alguns), que na prática funcionam e ajudam a manter o foco para alcançar o objetivo de perder peso para sempre. Assim, listamos oito segredos para emagrecer, a saber:

1. Anotar diariamente tudo o que for ingerido;

2. Traçar metas objetivas e possíveis;

3. Mudança gradativa dos hábitos e alimentação;

4. Procurar orientação especializada.

5. Comprometer-se com o programa iniciado.

6. Controlar o peso semanalmente.

7. Praticar uma atividade física da qual goste.

8. Manter o peso mesmo após atingir o objetivo.

Você pode gostar...