Óleo de abacate: conheça os benefícios para corpo.

Óleo de abacate.

Uma novidade que chegou há pouco tempo no Brasil está proporcionando uma porção de benefícios para seus consumidores: o óleo de abacate.

O produto atua na proteção da saúde ocular, cuida da pele e cabelos, reforça a imunidade e ainda ajuda no emagrecimento.

Na saúde do corpo, o óleo de abacate é um bom aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e da próstata. Ele também atua no tratamento da diabetes, pois ajuda a controlar a glicemia.

A prevenção das doenças nos olhos se deve ao carotenoide luteína, que previne doenças como a catarata e a degeneração macular.

Todos esses benefícios são reflexos de algumas substâncias encontradas no óleo de abacate. Por exemplo, na prevenção de doenças cardiovasculares, está o alto teor de ácido oleico, que é uma gordura que auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom).

óleo de abacate benefícios

Óleo de abacate ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e da próstata.

O óleo de abacate também possui beta-sitosterol que atua em conjunto com o ácido oleico no equilíbrio do colesterol e contribui para a saúde do coração. O beta-sitosterol é responsável pela redução dos riscos de câncer de próstata.

A substância auxilia também no controle da glicemia e dos níveis de insulina em diabéticos, reforça a imunidade ao aumentar a atividade das células que protegem o corpo, ajuda no tratamento de infecções, e até de doenças como o câncer e o HIV.

O beta-sitosterol presente no óleo de abacate reduz os níveis de cortisol (hormônio que aumenta a compulsão alimentar e acumula gordura na região abdominal), se associa a outros grupos de gorduras e bloqueia a absorção pelo corpo, por isso, seu consumo é aliado também do emagrecimento.

Os benefícios estéticos do óleo de abacate incluem retardar o envelhecimento da pele. Isso acontece porque o produto é rico em vitamina E (ação antioxidante) e evita a formação de radicais livres.

Dicas de consumo.

O óleo de abacate pode ser consumido de diversas formas: puro, em molhos para temperar saladas, em refogados e frituras. Se o óleo for utilizado sobre a pele, auxilia na prevenção de rugas, flacidez e manchas.

Já nos cabelos, é possível perceber os fios mais macios, e é importante aplicá-lo nos cabelos já secos. Para temperar saladas, o óleo pode ser adicionado ao molho vinagrete e outros molhos tradicionais.

A receita de molho vinagrete utilizando o óleo de abacate é muito simples de fazer. Vamos aos ingredientes e o modo de preparar:

Leia também:

O que você vai precisar para fazer o molho:

01. Metade de uma xícara de chá com óleo de abacate.

02. Um terço de uma xícara de chá com vinagre (pode substituir pelo limão, se preferir).

03. Três dentes de alho amassados.

05. Meia colher de chá de orégano.

06. Meia colher de chá de alecrim;

07. Sal e pimenta do reino a gosto.

Como fazer:

Pegue uma vasilha e misture todos os ingredientes. Utilizar na hora de temperar saladas.

Você pode gostar...