Os 10 Benefícios do cacau para saúde.

Nem todos conhecem os inúmeros benefícios do cacau para a saúde e a qualidade de vida das pessoas, porque é comum associar esse alimento diretamente ao chocolate, que não é tão funcional assim.

Adaptados a climas úmidos e quentes, os grãos de cacau são cultivados sobretudo na América do Sul, América Central, África e Ásia.

No Brasil, o Estado da Bahia é o maior produtor, responsável por aproximadamente noventa e cinco por cento de toda a produção do país. Já o maior produtor mundial da fruta é a Costa do Marfim, responsável por cerca de quarenta por cento do total.

Confira agora 10 benefícios do cacau:

benefícios do cacau jpg

01. Grande concentração de sais minerais.

Entre as substâncias que compõem o grão do cacau estão o cálcio, potássio, cobre, magnésio e ferro. Eles ajudam a fortalecer os ossos, melhorar a saúde cardiovascular, prevenir a formação de coágulos sanguíneos e transportar oxigênio para os órgãos.

02. Ajuda no controle da pressão arterial.

O cacau também é muito rico em polifenóis, que ajudam a controlar e reduzir a pressão arterial. Portanto, é um alimento que pode ser de grande ajuda para quem sofre com hipertensão.

03. Auxilia na perda de peso.

Nesse caso, mais uma vez o destaque são os polifenóis: os compostos fenólicos naturais ajudam a melhorar a sensibilidade do organismo à insulina. Várias pesquisas e estudos recentes têm apontado uma possível relação desse fenômeno com o emagrecimento.

04. Excelente fonte de energia.

Uma xícara de cacau é capaz de fornecer tanta energia quanto uma xícara de café, mesmo tendo uma quantidade menor de estimulantes. Por isso, o consumo do cacau ajuda a deixar o indivíduo em estado de alerta e a reduzir a ansiedade (isso também ajuda quem quer emagrecer).

05. Hormônios de bem-estar.

O cacau possui serotonina, dopamina e feniletilamina, que proporcionam a sensação de bom humor, colaborando com a saúde mental. Ele ainda possui flavonoides, que melhoram a oxigenação do cérebro.

06. Rico em substâncias antioxidantes.

Além de todos os benefícios do cacau já mencionados, o fruto também possui muitas substâncias antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, previnem câncer e retardam o envelhecimento.

07. Estética.

Muitos benefícios do cacau estão relacionados com a estética: a fruta é usada como matéria-prima na fabricação de excelentes cremes para hidratar a pele e os cabelos.

Leia mais:

08. Atua na prevenção de doenças.

O cacau atua como um anti-inflamatório, antialérgico e anticancerígeno Com essas propriedades, ajuda a prevenir e combater as mais diversas doenças.

09. Alivia os sintomas a TPM.

Dizem que comer chocolate é mania de mulher na TPM, mas isso tem muito fundamento. As propriedades do cacau ajudam a reduzir as dores e amenizar os demais sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

10. Saúde da mulher.

Por fim, o cacau também contribui com o aumento da lubrificação feminina, previne corrimentos vaginais e melhora a qualidade dos fluidos íntimos da mulher.

Estes são apenas os 10 benefícios do cacau mais conhecidos, mas a lista de vantagens da fruta é muito extensa. Você só tem a ganhar consumindo cacau regularmente, mas, claro, com a necessária e prudente moderação.

Você pode gostar...