Perder peso definitivamente: 7 dicas para o sucesso.

Perder peso definitivamente.

Emagrecer e depois ver todo o seu esforço perdido com o efeito sanfona é devastador para a motivação e autoestima. Neste post, vamos dar algumas dicas para você perder peso definitivamente e, assim, os quilos perdidos não voltem a assombrar os seus sonhos nunca mais.

Emagrecer não é algo tão difícil assim, pois, o difícil mesmo, é conseguir manter o corpo e não voltar a engordar, caindo no terrível e nada benéfico efeito sanfona. Por isso, perder peso definitivamente é tão importante.

Sabemos que um programa de emagrecimento não apresenta resultados positivos apenas em virtude de uma atitude isolada como praticar atividades físicas ou deixar de comer alguns alimentos mais gordurosos. Para perder peso definitivamente é necessária a adoção de um conjunto de medidas, atitudes e mudanças simples, mas que se complementam, possibilitando que o indivíduo consiga chegar a um emagrecimento saudável e definitivo, ou seja, não volte a engordar nunca mais.

Entre as atitudes, medidas e mudanças para perder peso definitivamente estão a reeducação alimentar, adoção de uma dieta nutritiva, balanceada e equilibrada, mudanças no estilo de vida, eliminando maus hábitos alimentares e incluindo bons hábitos à rotina, além, é claro, da indispensável prática regular de atividades físicas.

perder peso definitivamente 7 dicas

Perder peso definitivamente: dieta saudável, balanceada e equilibrada.

Então, vamos conferir 7 dicas para que você tenha sucesso e possa alcançar as metas estabelecidas no seu plano de emagrecimento, conseguindo, finalmente, perder peso definitivamente.

Primeira dica: mantenha uma dieta saudável.

Não adianta apelar para dietas hipocalóricas ou extremamente restritivas. Como o passar dos dias, o corpo começa sentir falta de alguns nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento, podendo levar à compulsão alimentar, uma vez que as necessidades nutricionais acabam “falando mais alto”, forçando o indivíduo a comer para garantir a sobrevivência do organismo.

O correto é não eliminar de vez nenhum tipo de alimento, mas saber consumir cada um deles com moderação. Para perder peso definitivamente, a dieta precisa ser saudável, balanceada e equilibrada, dando preferência às folhas, verduras, legumes, frutas e carnes magras, contudo, sem abrir mão de carboidratos, proteínas e gorduras em quantidades reduzidas.

Segunda dica: atividade física prazerosa.

Para a pessoa conseguir perder peso definitivamente, mudanças no estilo de vida são de grande ajuda e importância. Deixar o sedentarismo de lado e incluir a prática regular de exercícios físicos à rotina é fundamental para o emagrecimento e para manter o corpo após a perda do excesso de peso.

O grande segredo nesse caso é escolher uma modalidade esportiva de que realmente goste. Não adianta escolher praticar vôlei se você não gosta de vôlei, tampouco você terá bons resultados escolhendo natação se você detesta entrar em uma piscina.

A escolha de uma atividade que seja prazerosa tende a evitar o desânimo e possibilita que o indivíduo aumente a frequência e intensidade dos exercícios à medida que vai ganhando condicionamento físico. Ou seja, se você gosta da modalidade e tem condicionamento físico, quanto mais exercícios, melhor.

Na prática, isso significa que se você começou com meia hora de exercícios três vezes por semana, em poucos meses, estará praticando uma hora e meia, cinco ou seis vezes na semana. Portanto, para perder peso definitivamente, mudar o estilo de vida e sair da zona de conforto do sedentarismo, partindo para a prática regular de uma atividade física prazerosa, é um dos melhores caminhos para alcançar suas metas.

perder peso definitivamente dicas para o sucesso

Perder peso definitivamente: pratique uma atividade física prazerosa.

Terceira dica: diminuir as calorias ingeridas.

Reduzir a quantidade de calorias diárias é outro passo importante para conseguir perder peso definitivamente. Dois truques são de grande ajuda nesse quesito.

O primeiro é sempre iniciar as refeições com folhas, verduras e legumes, pois, além de serem muito nutritivos, são alimentos pobres em calorias e proporcionam a sensação de saciedade por mais tempo, afinal, são muito ricos em fibras.

O segundo truque para perder peso definitivamente, diminuindo a quantidade de calorias que serão ingeridas, é substituir os pratos normalmente usados por outros menores. De forma inconsciente, o nosso cérebro faz a associação de pratos cheios com saciedade. Se o prato cheio que será ingerido for menor, o indivíduo vai se sentir saciado consumindo uma quantidade menor de comida, consequentemente, vai ingerir menos calorias.

Quarta dica: anote diariamente o cardápio e atividades praticadas.

O fato de anotar todos os dias o que comeu, bem como os exercícios praticados, facilita identificar e corrigir os erros e deslizes cometidos na dieta. Se hoje você pulou uma das refeições por um motivo ou outro, procure se organizar para não cometer o mesmo erro amanhã. Se “enfiou o pé na jaca” ao sair com os amigos para comer uma pizza, tente compensar e aperte um pouco mais a dieta do dia seguinte e capriche nas atividades físicas, esticando aquela caminhada de quarenta minutos para uma hora.

Anotar o cardápio e as atividades físicas diárias é uma das formas de ajudar a perder peso definitivamente, pois irá influenciar de forma direta na autodisciplina do indivíduo, diminuindo a possibilidades de deslizes e, até mesmo, fracassos na dieta ou programa de emagrecimento adotado.

Quinta dica: as metas estabelecidas devem ser possíveis.

Para perder peso definitivamente, não adianta estabelecer metas improváveis de serem alcançadas. Isso tende a levar a pessoa ao desânimo em continuar na busca do emagrecimento pretendido.

Um exemplo de meta inviável é o indivíduo resolver que vai emagrecer vinte quilos em sessenta dias. Para alcançar tal meta, a pessoa teria que se matar de fazer exercícios físicos e passar muita fome, mas muita fome, mesmo.

perder peso definitivamente 7 dicas para o sucesso

Perder peso definitivamente: trace metas possíveis de emagrecimento.

Além disso, os riscos para a saúde seriam muito maiores do que os benefícios porventura alcançados, pois para uma perda de peso tão acentuada no curto espaço de tempo de sessenta dias, a pessoa também teria que abrir mão de nutrientes essenciais para o organismo, como carboidratos e gorduras.

Pessoas que buscam metas quase impossíveis, não conseguem perder peso definitivamente e, geralmente, recuperam todo o peso perdido, e até um pouco mais, em pouco tempo.

O nosso corpo é feito para sobreviver. Com as carências nutricionais do organismo resultantes de dietas hipocalóricas e extremamente restritivas, surgirá a inevitável compulsão alimentar, forçando o indivíduo a comer e engordar novamente. É o efeito sanfona.

Uma boa estratégia é estabelecer uma perda de peso fracionada. Por exemplo, ter a meta de perder três quilos em sessenta dias. Quando a pessoa subir na balança no final do prazo e confirmar que conseguiu atingir o objetivo, ficará bem mais motivada em continuar a dieta e as atividades físicas em busca de perder mais três quilos nos próximos sessenta dias.

Leia mais sobre emagrecimento:

Sexta dica: peça apoio de quem gosta de você.

O apoio da família e amigos é de grande importância para que a pessoa fique vigilante, mantenha a autodisciplina e não relaxe no compromisso assumido para atingir o seu objetivo, conseguindo, assim, perder peso definitivamente.

Se sair para comer uma pizza na companhia de pessoas que realmente se importam com você, elas não vão deixar você comer mais do que dois pedaços e vão trocar o pedido daquela calórica pizza quatro queijos por uma de palmito ou escarola.

Sétima dica: foque nos seus objetivos.

A sétima dica para perder peso definitivamente, mas não menos importante, é que o indivíduo precisa sempre está focado nos seus objetivos e no que o levou a iniciar a dieta ou programa de emagrecimento.

As pessoas buscam perder peso por diversos motivos. Algumas querem emagrecer para a melhoria da saúde fragilizada em decorrência do surgimento de problemas relacionados à obesidade (colesterol alto, diabetes, doenças cardiovasculares), outras, para melhoria da estética corporal, o que irá deixar a autoestima nas alturas.

Porém, qualquer que seja o motivo que a pessoa tenha para perder peso definitivamente, é necessário focar diariamente nesse objetivo. Tal obstinação é essencial para não desanimar no meio do caminho, afastando, dessa forma, a possibilidade de fracasso.

mais dicas de saúde...