Pilates emagrece mesmo ou é apenas mito?

Pilates emagrece.

O pilates é um método cada vez mais procurado nos Studios por homens e mulheres que querem chegar a um estágio de conscientização e equilíbrio corporal. A técnica favorece a postura e a coordenação motora, além de proporcionar uma sensação de relaxamento. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: será que pilates emagrece?

Essa é a dúvida de muita gente que está acima do peso e precisando emagrecer alguns quilos de gordura corporal, e que ainda não decidiu se inicia a prática dessa atividade ou não. Então, vamos conhecer um pouco mais do pilates.

As melhores atividades físicas para quem quer perder peso são as aeróbicas, como caminhada, corrida, natação, dança e outras semelhantes. O pilates é considerado uma atividade anaeróbica, ou seja, utiliza uma energia que não depende do oxigênio, seguindo o mesmo conceito da musculação, por isso, não tem como principal objetivo a perda de peso. No entanto, já é comprovado que a prática do pilates emagrece, ainda que de forma indireta, por uma série de outros efeitos e benefícios que promove no organismo.

O pilates ajuda a aumentar a massa muscular e a corrigir a respiração, o que contribui para acelerar o metabolismo. Com um metabolismo mais ágil, o organismo tende a queimar uma quantidade maior de calorias constantemente, mesmo quando a pessoa não está se dedicando à prática de uma atividade física específica.

pilates emagrece

Pilates emagrece, melhora a postura e coordenação motora.

Outra maneira pela qual o pilates emagrece é por trabalhar o corpo e a mente, reduzindo muito a ansiedade, que é um motivo que leva muitas pessoas a comerem mais do que deveriam.

Há ainda outro benefício que nos permite afirmar que pilates emagrece: durante cada aula, existe uma queima de mais de quinhentas calorias, o que não é pouco. E, se o indivíduo fizer uma das chamadas aulas de Jump Reformer, em conjunto, vai gastar ainda mais calorias.

O pilates é um exercício que favorece o corpo e a mente, trabalhando com os dois. É excelente para quem quer relaxar depois de um dia estressante e, de quebra, perder peso.

Lembrando que, muitas vezes, aquela barriguinha que tanto incomoda é apenas um efeito da postura inadequada com a qual seu corpo de habituou, mas esse é um problema que será corrigido durante as suas agradáveis aulas de pilates.

Que o pilates emagrece já não temos dúvidas. Mas, antes de você sair correndo para fazer a matrícula no Studio mais próximo, para ajudar na sua decisão, conheça a relação de alguns dos principais benefícios do pilates já comprovados por pesquisas e estudos.

Benefícios do pilates.

01. O pilates é de grande auxílio para quem quer ter uma barriga lisinha, principalmente, após a gravidez.

02. O Pilates trabalha muito o alinhamento corporal durante os exercícios, ou seja, a prática regular da atividade ajuda a corrigir a postura, trazendo muitos benefícios para a coluna vertebral.

03. O pilates é um grande aliado de pessoas que apresentam problemas de dores nas costas motivadas por hérnia de disco, desvios da coluna, rigidez muscular, má postura e outras lesões, promovendo o alívio logo nas primeiras aulas.

04. O Pilates ajuda a perder peso, ou seja, realmente, o pilates emagrece. Contudo, é bom salientar que o método sozinho não vai fazer nenhum milagre e proporcionar um emagrecimento significativo no curto prazo. Porém, quando combinado com exercícios aeróbicos e uma alimentação equilibrada, certamente, os bons resultados surgirão bem mais rápidos.

05. A prática regular do pilates vai proporcionar uma maior flexibilidade tanto dos músculos como das articulações, diminuindo o surgimento de lesões em qualquer tipo de atividade física que venha a ser praticada em complemento ao método.

Leia mais:

06. Além da flexibilidade, o pilates deixa o corpo leve e relaxado.

07. O pilates ajuda a definir o corpo, principalmente, quando associado aos exercícios aeróbicos.

08. O relaxamento mental adquirido com a prática do pilates ajuda de forma significativa no controle da ansiedade.

09. O Pilates pode trazer mais qualidade de vida de pessoas da terceira idade à medida que melhora a estabilidade e equilíbrio.

10. O Pilates proporciona boas noites de sono e melhora o humor.

De forma resumida, podemos afirmar que o pilates emagrece, promove o relaxamento e traz qualidade de vida tanto na parte física como mental. Ou seja, você só tem a ganhar fazendo agora a matrícula para iniciar logo as aulas de pilates.

mais dicas de saúde...