Qual a melhor posição de dormir para evitar dores lombares?

O corpo humano é mantido pela coluna vertebral, principal responsável pelos movimentos feitos, por isso, é necessário manter os músculos ao redor tonificados e resistentes, a fim de evitar a dor lombar.

Além de atividades físicas adequadas para o fortalecimento dos músculos ao redor da coluna, o posicionamento correto na hora de dormir é fundamental, por isso, o colchão precisa ser virado a cada 15 dias, evitando os afundamentos prejudiciais à saúde que podem desencadear as dores lombares.

Importância do colchão

Observe o prazo de validade e escolha a melhor densidade para o peso de seu corpo, vale ressaltar que ao escolher o colchão de casal deve ser levado em conta o peso das 2 pessoas.

Dor lombar e o travesseiro

O uso correto do travesseiro também influencia a má postura que gera dor lombar, por isso, deve ser confortável e com a altura igual à dos ombros quando deitado de lado. O travesseiro não pode ser mais alto e nem mais baixo, para evitar as dores.

melhor maneira de dormir

Posição correta para dormir

Barriga para cima: a melhor posição para dormir é de barriga para cima, mas, como a coluna é levemente curvada, o ideal é deitar nessa posição com um travesseiro debaixo das pernas, logo abaixo dos joelhos. Isso permite que o sono não seja interrompido pelas dores lombares, também conhecidas por lombalgias. 

Barriga para baixo: para as pessoas que preferem dormir de barriga para baixo (pior posição, visto que a coluna é forçada para baixo), o travesseiro deve ser colocado debaixo do corpo entre a barriga e o colchão, isso faz com que a coluna fique em uma posição mais natural.

De lado: dormir deitado de lado também é uma boa opção, desde que seja colocado um travesseiro entre os joelhos levemente curvados e outro entre os braços.

LEIA TAMBÉM:

Os benefícios do Pilates para a coluna vertebral.

Como fortalecer os joelhos, prevenindo as dores.

Dormir pouco engorda, segundo pesquisa.

Você pode gostar...