Qual o gasto calórico dos exercícios?

Atualmente, todo mundo está se exercitando. Mas saber qual o gasto calórico dos exercícios é importante para que o atleta possa programar um treino adequado para perder peso, aumentar a massa corporal magra ou até mesmo engordar, conforme cada caso específico.

Portanto, o melhor é ficar por dentro do gasto calórico possível com a prática de diversas modalidades de exercícios físicos e, assim, poder escolher a que for melhor para as suas necessidades.

Qual o gasto calórico das atividades físicas.

Abaixo vamos relacionar algumas modalidades esportivas e o gasto calórico dessas atividades. Mostraremos o gasto calórico médio por cada minuto de exercício. Para saber quantas calorias foram queimadas durante o treino, bastar fazer a multiplicação pelo total de minutos que o atleta suou a camisa malhando.

Alongamento.

O alongamento geralmente é um exercício de baixa intensidade. Mas, mesmo assim, a atividade possibilita a queima de 5.4 cal/min. Em 10 minutos de alongamento, a queima total será de 54 calorias.

qual o gasto calórico dos exercícios jpg

Corrida.

Em uma corrida leve, podemos queimar até 16 cal/min. Isso significa que em meia hora serão torradas 480 calorias.

Caminhada.

A caminhada é um dos exercícios mais praticados, já que não exige quase nenhuma preparação e pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora. Em um terreno plano ou calçadão, a atividade elimina 6.1 cal/min. Em uma hora, o atleta se livra de 366 calorias.

Bicicleta.

Pedalar a uma velocidade aproximada de 9 km/h possibilita a queima de até 4.9 cal/min. Em uma hora, o atleta elimina 294 calorias.

Contudo, se a pedalada for mais forte, com velocidade em torno de 15 km/h, o gasto calórico por minuto sobe para 7.7, ou seja, em uma hora, o indivíduo torra 462 calorias.

qual o gasto calórico das atividades físicas jpg

Step.

O Step é capaz de proporcionar um gasto calórico de 10.1 cal/min. Em uma aula para iniciantes de 45 minutos, ocorre uma queima de 454 calorias, e durante uma aula de 60 minutos para alunos intermediários e avançados, a queima de 606 calorias é garantida.

Trabalhos domésticos.

Pode até não parecer, mas as tarefas domésticas também ajudam a queimar por volta de 4.6 cal/min. Ou seja, em uma hora de faxina, limpeza e arrumação, lá se vão embora 276 calorias.

Musculação.

Aquela musculação na academia também tem um alto gasto calórico, em média 8.9 cal/min. Durante uma hora na academia, obedecendo corretamente os intervalos de descanso entre as séries, o atleta queima tranquilamente 534 calorias.

Considere ler também:

Mergulho.

O mergulho é uma das atividades físicas que mais queimam calorias. O gasto calórico por minuto é de 15.8. Em apenas meia hora de atividade, o mergulhador gasta 474 calorias, o que não é pouco.

Ginástica aeróbica.

Esta é outra excelente atividade para quem precisa gastar energia. O gasto calórico é de 8.1 cal/min. Uma hora de atividade pode queimar impressionantes 486 calorias.

qual gasto calórico dos exercícios jpg

Natação estilo peito.

Natação é um dos exercícios mais completos, pois trabalha com quase todos os músculos do corpo. O estilo peito do exercício pode queimar 12.4 cal/min. Em meia hora de treino na piscina, o atleta elimina 372 calorias.

Claro que os números aqui apresentados são aproximados, podendo ocorrer oscilações para cima ou para baixo, de acordo com a intensidade dos exercícios e o empenho do atleta.

Gasto calórico x Gasto calórico diário.

O gasto calórico é aquele que acontece durante a prática das atividades físicas, enquanto que o gasto calórico diário ou queima calórica total é aquela quantidade de calorias que foi usada durante as atividades físicas somadas às calorias que serão queimadas com os demais afazeres da rotina do dia.

Agora você já sabe qual o gasto calórico dos exercícios, contudo, antes de iniciar a prática de alguma atividade física, é importante não dispensar a necessária orientação médica e nutricional, nem o acompanhamento de instrutor habilitado.

Você pode gostar...