Qual o melhor exercício para emagrecer?

Exercício para emagrecer.

Sabem quando a roupa começa a não entrar ou ficar apertada, quando ter que ir para a praia é motivo de ficar sem graça e se esconder nas cangas e vestidinhos, ou mesmo quando olhar no espelho passa a ser um sacrifício, pois a imagem refletida não é a desejada?

São tantas situações, e a vontade é uma só: mudar, perder peso e melhorar a autoestima. Para isso, a prática de exercícios é a grande aliada, além, claro, de a necessária reeducação alimentar. Para começar, o ideal é ter acompanhamento médico e orientação de um profissional da área esportiva.

Tendo disposição e persistência, está na hora de escolher e saber qual o melhor exercício físico para emagrecer ou pelo menos, o que prometa ajudar mais nesse sentido. Contudo, é preciso moderação, pois, muitas vezes, as pessoas começam a exagerar e, praticamente, passam a morar nas academias em busca do corpo perfeito – e nem sabem se os treinamentos que executam são os mais apropriados para diminuir medidas, possibilitando que o indivíduo faça as pazes com a balança.

qual melhor exercício físico para emagrecer

Uma coisa é dada como certa pelos profissionais do esporte: os melhores exercícios para emagrecer são aqueles que proporcionam um grande consumo de energia, pois para perder peso é preciso que o gasto calórico seja maior do que o consumo ingerido durante o dia.

Assim, no processo de emagrecimento, as atividades físicas aeróbicas que trabalham a resistência são as opções adequadas para perder peso, pois queimam a gordura, que é a fundamental fonte de energia durante estes processos.

Os exercícios aeróbicos mais indicados para emagrecer são os que perdem mais calorias por hora, como a corrida (700 cal), spinning (600 cal), step (500 cal), natação (400 cal). Para a prática correta, verifique sempre as instruções com o professor da academia.

Leia mais sobre exercícios físicos:

Exercício para emagrecer: aeróbico ou musculação?

Quando a prática de exercício físico tem como objetivo emagrecer, o ideal é que os treinos aeróbicos sejam intercalados com a prática da musculação que, entre outros benefícios, auxilia na redução da gordura corporal, ou seja, permite que o corpo fique magro, com tudo durinho, sem flacidez, e proporcional.

Os profissionais recomendam dividir o tempo de treinamento entre as modalidades esportivas, praticando, pelo menos, cinco vezes na semana, com 60 minutos de atividade aeróbica, mantendo a frequência cardíaca considerada ideal.

Para quem quiser controlar o treino, existem aparelhos que medem frequência, gastos calóricos, entre outras informações adicionais. Os resultados vão aparecer, mas não é algo instantâneo, tem que persistir e não desistir no meio do caminho. Afinal, cada corpo reage diferente aos estímulos.

Porém, por mais que você não seja sedentário, nunca esqueça que o levantamento lento e moderado do garfo durante as refeições também pode ser considerado o melhor exercício para emagrecer.

Os bons resultados que podem ser obtidos no processo de emagrecimento com a prática regular de atividades físicas, com certeza, serão otimizados se adotada uma reeducação alimentar, com dieta balanceada e equilibrada, procurando incorporar ao cardápio diário alimentos naturais, nutritivos e pouco calóricos.

qual o melhor exercício físico para emagrecer

Saindo da zona de conforto.

Outro ponto que não deve ser desconsiderado: independentemente de qual seja o melhor exercício para emagrecer, o segredo para os resultados nunca cessarem é o indivíduo não ficar acomodado com o esforço realizado durante as atividades físicas.

Mas, por que isso? É simples. À medida que a pessoa incorpora a prática regular de exercícios físicos na sua rotina, o corpo vai ficando condicionado e cada vez mais capaz de realizar esforços. Se o indivíduo se exercitar abaixo dessa capacidade, ficando sempre na “zona de conforto”, na verdade, o corpo estará descansando. Por esse motivo, de forma gradativa, é necessário impor um pouco mais de dificuldades na hora de realização dos exercícios.

mais dicas de saúde...