Qualidade de vida na terceira idade com exercícios.

Exercícios físicos são constantemente recomendados por médicos e instrutores, para quem quer manter a saúde em dia e conseguir o corpo que sempre sonhou. Ocorre, que as recomendações também não são diferentes para pessoas idosas que querem ter qualidade de vida na terceira idade.

Os benefícios para a terceira idade obtidos como resultado das atividades físicas praticadas com regularidade são incalculáveis, começando pelo controle do peso, desenvolvimento da massa muscular, prevenção de doenças, indo até a sensação de bem-estar e relaxamento, graças à liberação de hormônios como a endorfina, durante os exercícios.

Mas, sempre aparecem dúvidas relacionadas ao assunto. E a mais frequente é até que ponto quem está na terceira idade, também pode se exercitar frequentemente, sem o possível surgimento de problemas típicos da faixa etéria.

Os especialistas são unânimes em afirmar que as pessoas acima dos 60 anos de idade, não só podem como devem praticar alguma atividade física, pois, esta atitude poderá melhorar diversos problemas de saúde porventura existentes, e até mesmo, ajudar a prevenir diversos outros, como aqueles que costumam surgir nas articulações, locais do corpo comumente mais sensíveis nessa fase da vida.

qualidade de vida na terceira idade

Exercícios físicos são essenciais para uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

Porém, na busca por uma melhor qualidade de vida na terceira idade, o mais sensato é que sejam observados alguns detalhes importantes, para não por a saúde em risco.

O aquecimento (antes) e o resfriamento (depois da atividade) devem ser mais longos para quem está na terceira idade, para que não se corra o risco de ter algum problema muscular como estiramento ou lesão muscular.

Durante o aquecimento, os idosos precisam investir em flexibilidade e mobilidade, para que os sistemas muscular e esquelético fiquem mais aptos à prática da atividade. Já no resfriamento, o calor do corpo vai se dissipando aos poucos, o que é necessário para que os vasos sanguíneos periféricos continuem dilatados ao ponto de não oferecerem riscos para a pressão arterial.

Também é importante lembrar que o público da melhor idade deve evitar atividades físicas muito intensas. A qualidade de vida na terceira idade com exercícios deve ser buscada de forma gradativa. Iniciar com algumas pedaladas ou uma boa caminhada de trinta minutos, três vezes por semana, já faz toda a diferença.

Em dias mais úmidos ou quentes, os idosos também devem reduzir o ritmo dos exercícios, outra medida que previne problemas de pressão. Investir em atividades que estimulam a resistência muscular, como o levantamento de pesos mais leves, é sempre uma boa opção.

Claro que, à medida que o corpo for ficando condicionado com o ritmo da atividade praticada, o tempo, a intensidade e a frequência dos exercícios podem ser aumentados.

Qualidade de vida na terceira idade – A importância do acompanhamento médico.

Mas, a qualidade de vida na terceira idade não se restringe somente aos exercícios físicos. Antes de iniciar qualquer atividade, uma avaliação médica é fundamental para os idosos, evitando, como isso, a possibilidade do surgimento de surpresas desagradáveis.

qualidade de vida na terceira idade com exercícios

Qualidade de vida na terceira idade – Pedalar ou caminhar regularmente pode fazer a diferença.

Leia mais:

Como forma preventiva, a recomendação é a realização de uma bateria de exames médicos, tais como o eletrocardiograma, o ecodopplercardiograma e teste ergométrico.

Devem ser feitos também exames sanguíneos para verificar e, se for o caso, controlar, os níveis de colesterol e açúcar. Idosos com histórico de arritmia cardíaca também devem ser submetidos ao Holter, um registro eletrocardiográfico obtido dentro de um período de 24 horas.

Estes são aspectos básicos que permitem que a atividade física realmente possa trazer qualidade de vida na terceira idade e não seja considerada um sinônimo de problemas de saúde.

Consulte o médico e exercite-se.

Considere visitar e curtir a nossa página @OTemploDoCorpo no Facebook, para acompanhar as constantes atualizações do Blog.

mais dicas de saúde...