Quantas Vezes Fazer Exercícios Físicos na Semana?

Toda pessoa que começa a se exercitar faz essa pergunta: quantas vezes fazer exercícios físicos na semana? Três vezes? Cinco vezes? Todos os dias?

Quantas Vezes Fazer Exercícios Físicos na Semana

Quantas Vezes Fazer Exercícios Físicos?

É ponto pacífico que praticar exercícios físicos só traz benefícios para a saúde do indivíduo, contudo, se o atleta começar a extrapolar suas limitações físicas, isso pode vir a causar lesões, algumas graves, outras que podem se tornar crônicas.

Não é raro ouvir falar de alguém que precisou de uma intervenção cirúrgica no joelho ou teve que fazer muita fisioterapia para melhorar dores no ombro, em virtude de lesões resultantes de um treinamento intenso.

Por conta disso, as limitações físicas devem ser seriamente observadas, evitando que o atleta tenha que ser afastado por um período longo das suas atividades, o que não é bom para manter o condicionamento físico pretendido.

O melhor, nesse caso, é ir com calma, iniciando com poucos dias na semana e esperar o corpo se acostumar com a rotina de exercícios físicos. À medida que o condicionamento físico melhorar, a frequência e a intensidade das atividades físicas podem ser aumentadas gradualmente.

Ou seja, a menos que você pretenda ganhar a vida como atleta profissional, a cautela ainda é o melhor caminho.

Quantas vezes fazer exercícios físicos na semana 1

Quantas vezes fazer exercícios físicos na semana, afinal?

Após observarem mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos, submetidas a treinos intensos por oito semanas, pesquisadores concluíram que a quantidade de atividades físicas semanal não está necessariamente relacionada com o resultado obtido, e que, em muitos casos, é melhor descansar um pouco mais do que enfrentar mais uma aula com exercícios físicos.

Quantas vezes fazer exercícios físicos na semana, se sou iniciante?

O treino para iniciantes deve ser bastante cuidadoso. Se a pessoa for sedentária e estiver querendo abandonar os hábitos ruins e começar a seguir um estilo de vida mais saudável com a inclusão de atividades físicas regulares na rotina, o ideal é começar devagar, preferencialmente com a orientação de profissional habilitado.

Contudo, para quem está parado há muito tempo, uma das melhores opções é começar a prática de atividades físicas duas vezes por semana, com treinos leves.

Depois de duas, três ou quatro semanas de atividades moderadas, quando você começar a se empolgar e ter mais disposição para se exercitar, o próprio corpo vai sentir a necessidade de um pouco mais de ação para sair da zona de conforto.

Esse, então, é o momento de iniciar o aumento da quantidade de treino, sempre de forma gradativa, sem afobação.

Veja também:

Quantas vezes fazer exercícios físicos na semana, se sou semi atleta?

Mesmo já sendo acostumado a praticar atividades físicas, extrapolar seus limites físicos nos treinos não trará resultados significativos que valha a pena.

Por conta disso, o mais indicado para alcançar seus objetivos é malhar de quatro a cinco vezes por semana, tendo o cuidado de alterar as séries a cada dia.

Procure alternar os movimentos, priorizando exercícios para os membros superiores em um dia e para os membros inferiores em outro.

Sou atleta: quantas vezes fazer exercícios físicos na semana?

Com a regularidade na prática de atividades físicas, o atleta fica cada vez mais condicionado fisicamente, chegando ao ponto de, se quiser, praticar exercícios diariamente e sem problemas. Contudo, reservar pelo menos um dia da semana para descansar os músculos é aconselhável.

Veja mais:

Fazer exercícios físicos com orientação profissional.

Procure fazer os treinos sempre sob a supervisão de um profissional da área de Educação Física devidamente habilitado. Com certeza, esse instrutor ou personal trainer saberá orientar o aluno para que faça suas atividades físicas de forma correta, segura e sem exageros, diminuindo as chances da ocorrência de acidentes ou lesões.

Você pode gostar...