Receita de moqueca capixaba – Prática, fácil e com baixo teor de gordura.

Receita de moqueca capixaba

Receita de moqueca capixaba.

A pessoa que mora no Espírito Santo ou o turista que o visita, não quer perder qualquer oportunidade de provar uma das mais maravilhosas delícias da culinária da Região, que é a receita de moqueca capixaba. Sem bairrismo da minha parte, que moro no Estado há quase vinte anos, a moqueca realmente merece a fama que tem. Além disso, é um prato muito saudável, pois utiliza basicamente o peixe, tomate, cebola e temperos.

Ingredientes da receita de moqueca capixaba.

  • Dois quilos de peixe fresco em postas. Os mais indicados são badejo, pargo, robalo ou papa-terra.
  • Quatro maços de coentro.
  • Quatro maços de cebolinha verde.
  • Duas cebolas cortadas em cubinhos.
  • Quatro tomates grandes e maduros em rodelas.
  • Dois limões.
  • Azeite de oliva a gosto.
  • Uma colher (sopa) de colorau.
  • Sal a gosto.
  • Pimenta a gosto.
  • Farinha de mandioca para fazer o pirão.

Como preparar a receita de moqueca capixaba:

Primeiro passo.

Lave bem as postas de peixe e deixe em um recipiente com o sal e o suco de um dos limões.

Segundo passo.

Pegue uma panela de barro com o tamanho adequado e coloque duas colheres e óleo, uma colher de azeite e a metade dos temperos picados (cebolinha verde, a cebola e o coentro).

Terceiro passo.

Logo a seguir, coloque também o tomate cortado em rodelas e o colorau.

Quarto passo.

Ajeite as postas do peixe sobre o tomate, cobrindo-as com a outra metade dos temperos picados (cebolinha, cebola e coentro).

Quinto passo.

Não é necessário adicionar água. O cozimento será feito apenas na água que vai soltar dos ingredientes (tomate, cebola, cebolinha e coentro). Deixe cozinhar em fogo baixo até levantar fervura.

Sexto passo.

Com a fervura, acrescente o suco do outro limão e deixe mais dez minutos no fogo baixo e a moqueca capixaba estará pronta para ser servida.

Para fazer o pirão da moqueca capixaba.

O pirão também é indispensável para acompanhar a moqueca capixaba. Para fazer o pirão, basta repetir todos os passos da receita capixaba com os mesmos ingredientes. A diferença é que no lugar das postas, será usada a cabeça do peixe.

Quando a cabeça do peixe estiver cozida, coloque água fervente e deixe cozinhar mais um pouco até quase desmanchar.

Retire todas as espinhas, acrescente um pouco de sal se achar necessário. Agora, acrescente aos poucos a farinha de mandioca, sempre mexendo com uma colher para na empelotar. Quando ficar consistente, o pirão estará pronto.

Curiosidade – A panela de barro.

Tanto a moqueca capixaba como o pirão são pratos que podem ser feitos em qualquer panela, mas, a verdadeira receita de moqueca capixaba sempre é preparada em uma panela de barro, muito comum e de fácil aquisição no Estado.

Em Vitória-ES, mais precisamente no bairro de Goiabeiras, fica sediada a Associação das Paneleiras, onde dezenas de mulheres que fazem parte da agremiação, confeccionam diariamente em um galpão as famosas panelas de barro, utilizadas principalmente na preparação da moqueca capixaba.

A fabricação das panelas é feita de forma bem artesanal, tanto na hora de moldar como no processo de queima e impermeabilização do utensílio.

Moqueca capixaba x moqueca baiana.

Um detalhe costuma intrigar muitas pessoas. Afinal, qual a diferença da moqueca capixaba para a moqueca baiana, que também é uma delícia, diga-se.

Na realidade, a grande diferença entre as duas moquecas reside praticamente em dois ingredientes que fazem parte da moqueca baiana e não são utilizados na preparação da moqueca capixaba: o azeite de dendê e o leite de coco.

Você pode gostar...