Receita de nhoque de grão-de-bico – Massa deliciosa e saudável.

Receita de nhoque de grão-de-bico

Receita de nhoque de grão-de-bico.

Esta deliciosa receita de nhoque de grão-de-bico é muito fácil de ser preparada, além de ser deliciosa. A utilização de outros ingredientes como a farinha de arroz e o óleo de coco, ajudam a deixar o prato ainda mais funcional.

A grão-de-bico tem muitas fibras e pouca quantidade de gordura e colesterol. A leguminosa também estimula o funcionamento do intestino, pois é rica em fibra solúvel. Por ser um alimento relativamente barato, o grão-de-bico oferece uma grande versatilidade na culinária.

Ingredientes da receita de nhoque de grão-de-bico.

  • 2 xícaras de grão-de-bico.
  • 2 ovos.
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco.
  • 1 colher (chá) de sal.
  • Noz moscada.
  • 1 ½ xícara de farinha de arroz.

Preparando a receita de nhoque de grão-de-bico.

Primeiro passo.

Deixe o grão-de-bico de molho em água de um dia para outro.

Segundo passo.

Escorra a água, lave o grão-de-bico e cozinhe na panela de pressão com uma nova água, durante 30 minutos. Após, escorra o grão-de-bico, mas guarde uma xícara de água que você usou no cozimento.

Terceiro passo.

Bata o grão-de-bico, os ovos, o óleo de coco e água (vá adicionando aos poucos, caso necessário) que você reservou até que vire uma massa lisinha e tempere com sal e noz moscada.

Quarto passo.

Em um recipiente de tamanho adequado, coloque a massa e adicione a farinha de arroz aos poucos. Vá amassando e adicionando farinha até que solte das mãos.

Quinto passo.

Faça os rolinhos com a massa e corte o nhoque do tamanho que preferir.

Sexto passo.

Coloque o nhoque para cozinhar em água fervente e sal até que comecem a boiar.

Sétimo passo.

Desligue o fogo, escorra e sirva com o molho de sua preferência.

Curiosidades sobre o grão-de-bico.

O grão-de-bico tem diversos outros nomes, como gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala.

O grão-de-bico é uma leguminosa muito utilizada na culinária por ter importantes qualidades nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais, além de vitaminas do complexo B. Também é pobre em gorduras, sendo, portanto, isento de colesterol.

A cada 100 gramas, o grão-de-bico contém 6 gramas de fibras, na sua maioria solúveis, o que ajuda é excelente para o bom funcionamento do intestino, além de ajudar o organismo a eliminar gorduras, colesterol e açúcares.

O consumo regular do grão também está associado à prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.

A leguminosa tem alta concentração de cálcio, ferro e magnésio e minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo, sendo indispensável em uma dieta alimentar equilibrada.

mais dicas de saúde...