Receita para emagrecer com saúde em 6 passos.

Emagrecer com saúde.

Todo mundo que precisa perder peso, quer emagrecer com saúde, é claro. Mas, é fato que muitas pessoas ansiosas para emagrecer rapidamente, acabam colocando em xeque a própria saúde quando resolvem seguir dietas mirabolantes e malucas.

O resultado disso é que essas pessoas acabam engordando novamente, já que voltam a comer muito em virtude das carências nutricionais do organismo, caindo no temido e perigoso círculo vicioso do efeito sanfona.

Contudo, a receita para emagrecer com saúde e de vez é bem fácil, bastando para isso, seguir algumas dicas. Mas, lembre-se: quando eu afirmo que a receita é bem fácil, isso não significa que não envolva muita determinação e persistência de quem precisa emagrecer.

A receita é fácil exatamente por requerer apenas algumas mudanças de hábitos, além de muita força de vontade, coisas que dependem exclusivamente do individuo que precisa afinar a cintura.

receita para emagrecer com saude 1

RECEITA PARA EMAGRECER COM SAÚDE:

Primeiro passo: alimentação correta.

A alimentação correta deve ser balanceada e equilibrada. Faz parte da receita para emagrecer com saúde a inclusão de frutas diversas no cardápio diário, preferencialmente aquelas que não sejam muito calóricas e que tenham muita água na sua composição. Bons exemplos de frutas com essas propriedades são o mamão, laranja, melancia, melão e também o morango.

Segundo passo: mastigar devagar.

A mastigação é um ponto muito importante em todo o processo de emagrecimento. Segundo estudos, o cérebro demora aproximadamente vinte minutos após a primeira garfada, para receber os primeiros estímulos informando que o organismo está sendo alimentado, consequentemente, provocando a sensação de saciedade.

Mastigar devagar é essencial para o emagrecimento saudável. Apesar de ser um hábito bastante difícil de ser desenvolvido e de ser adotado rotineiramente, a mastigação lenta é parte importante da receita para emagrecer com saúde, pois, além do fato de melhorar sensivelmente a digestão, dá o tempo necessário para que a pessoa perceba mais facilmente que já chegou a hora certa de encerrar aquela refeição.

Terceiro passo: frituras nunca mais.

As frituras devem ser eliminadas das refeições, pois são muito calóricas. Sempre que for possível, substitua alimentos fritos pelos assados ou outra forma que seja possível preparar aquela comida.

Nem é preciso dizer que o uso do sal na comida deve ser sempre muito reduzido. O consumo de sal tende a promover a retenção de líquidos no corpo, causando inchaço no organismo.

receita para emagrecer com saúde

Quarto passo: comer de 3 em 3 horas.

Esse talvez seja o maior segredo da receita para emagrecer com saúde. O motivo é simples: nosso organismo está preparado para sobreviver e se adaptar às adversidades do ambiente.

Assim, quando a pessoa passa muito tempo sem se alimentar, uma das reações do organismo é começar a economizar energia, armazenando o máximo possível para tempos de escassez, uma vez que não sabe quando será alimentado novamente.

Dessa forma, para que o corpo não comece a estocar energia em forma de gordura, o ideal é que sejam feitas cinco ou seis pequenas refeições durante o dia, aproximadamente a cada três horas. Isso irá deixar o metabolismo do corpo sempre funcionando acelerado, provocando uma queima acentuada de calorias, já que o organismo não terá necessidade de armazenar energia, pois está sendo alimentado regularmente.

Um erro muito comum das pessoas que precisam emagrecer é pular algumas das refeições. Não invente nem aceite desculpas para pular qualquer das refeições, evitando interromper o funcionamento acelerado do metabolismo do corpo.

Passar muito tempo sem comer é, também, uma das principais causas de fracassos das dietas que são iniciadas. Mas, por que?

O motivo é fácil de explicar: quando a pessoa fica sem se alimentar por muito tempo, principalmente por causa de dietas extremamente restritivas, as carências nutricionais do organismo começam a se manifestar, e, em determinado ponto da dieta, as necessidades do corpo “falam mais alto” e a pessoa começa a comer compulsivamente para atender às urgentes demandas do organismo.

O resultado disso, é que o indivíduo volta a engordar, por vezes, até mais do que o peso que já perdeu, desembocando no terrível e nada benéfico efeito sanfona, cuja principal característica é a pessoa perder peso e engordar novamente diversas vezes.

Considere ler também:

Quinto passo: beber muita água.

Beber bastante água no intervalo das refeições é outro detalhe muito importante na receita para emagrecer com saúde. O consumo diário recomendado é de um a dois litros. A água faz uma espécie de “faxina” no organismo, limpando e melhorando o funcionamento de órgãos como fígado e rins, ajudando na eliminação de resíduos e toxinas, além de hidratar e promover o equilíbrio hídrico do corpo. Isso tudo, sem contar que a água é um inibidor de apetite natural.

Sexto passo: reeducação alimentar.

Nunca confunda reeducação alimentar com dieta ou alimentação balanceada e equilibrada. A reeducação alimentar é algo que deve ser desenvolvido até virar hábito e ser incorporado de forma natural na sua vida cotidiana, na sua rotina diária. Logicamente, a reeducação alimentar caminha lado a lado com uma dieta bem elaborada, balanceada e equilibrada.

E você, caro leitor, conhece mais algum passo que possa ser acrescentado nessa receita para emagrecer com saúde e de forma definitiva? Se for o caso, deixe sua sugestão ou divida sua experiência conosco através dos comentários.

Você pode gostar...