Rolo de espuma para aliviar tensão muscular.

Um dos piores tormentos para atletas é a tensão muscular. Esse tipo de dor localizada atrapalha o rendimento nas atividades físicas, diminui a disposição, além de causar extremo desconforto. Mas, agora, as pessoas têm um aliado para combater o problema e os profissionais estão apostando no rolo de espuma para aliviar a tensão muscular.

O rolo de espuma é utilizado em uma técnica conhecida como autoliberação miofascial. Esse tipo de tratamento ainda é pouco conhecido, mas, está ganhando popularidade no Brasil.

A massagem consiste em usar o chamado foam roller sempre antes e depois da realização de exercícios físicos. O rolo de espuma funciona como instrumento na aplicação da técnica de massagem para aliviar a tensão muscular.

Como o rolo de espuma é usado na prática?

Na prática, o rolo de espuma ou “foam roller” é usado para fazer pressão sobre o músculo para acabar com os famosos nós de tensão que se formam no corpo. A técnica oferece mais mobilidade e o alívio de dores musculares. Além disso, também melhora a resistência física contra lesões e torna os músculos mais fortes.

rolo de espuma para aliviar tensão muscular

O rolo de espuma ou “foam roller” proporciona mais mobilidade e alívio de dores musculares.

O procedimento já está sendo adotado por fisioterapeutas do Brasil inteiro, e tem feito sucesso principalmente entre os atletas. O conceito do tratamento foi detalhado em um trabalho acadêmico do fisioterapeuta brasileiro Henrique Dutra, de Cachoeira do Sul.

Para comprovar os benefícios da terapia, o profissional aplicou o método com o rolo de espuma em uma equipe de futsal e acompanhou a evolução, constatando a redução do número de lesões ocorridas entre os atletas do time.

O rolo de espuma pode ser aplicado por quinze minutos para aliviar a tensão muscular, antes e depois das atividades físicas. Os resultados são excelentes, pois as pessoas desenvolvem mais flexibilidade e força física.

Leia mais:

O método surgiu nos Estados Unidos como uma forma de automassagem e, por enquanto, está restrita aos atletas brasileiros que precisam prevenir lesões. O rolo de espuma tem sido aplicado especialmente em atletas que praticam modalidades como ginástica, futsal, judô, jiu-jitsu e corrida.

No mercado, já são vendidos rolos de polipropileno, eficazes para melhorar a circulação do sangue e para aquecer o corpo para os exercícios físicos.

A massagem com o rolo de espuma ou foam roller deve ser aplicada, preferencialmente, por um fisioterapeuta qualificado para garantir resultados mais eficazes e obter o alívio esperado da tensão muscular.

Você pode gostar...