Saiba como as fibras ajudam a emagrecer.

As fibras ajudam a emagrecer.

Estudos provam que o consumo de alimentos ricos em fibras ajuda a emagrecer, além de fortalecer o sistema imunológico.

Que o consumo diário de fibras traz inúmeros benefícios ao corpo, não é nenhum segredo. Mas é importante saber como elas funcionam no processo de emagrecimento.

A maior dúvida é saber qual é exatamente o papel desse nutriente e como ele atua no organismo beneficiando e ajudando no controle do de peso.

Estamos acostumados a ler e ouvir falar frequentemente que alimentos ricos em fibras são essenciais ao corpo, que proporcionam melhorias no bom funcionamento do intestino e do organismo como um todo, e que devem fazer parte do cardápio diário, principalmente de quem precisa emagrecer. Agora, vamos saber como esses nutrientes agem na prática.

como as fibras ajudam a emagrecer

Afinal, o que são fibras?

As fibras são partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso corpo. Elas agem no funcionamento do aparelho digestivo e o atravessam praticamente intactas até finalmente serem eliminadas através das fezes.

Como as fibras ajudam a emagrecer?

Os alimentos ricos em fibras têm poucas calorias e demoram um tempo maior para serem digeridos pelo sistema digestivo. As fibras absorvem água e formam uma espécie de gel no estômago, proporcionando a sensação de saciedade na pessoa por um período de tempo mais longo, ou seja, o indivíduo demora mais tempo a sentir fome novamente.

Por isso mesmo é que quando consumimos alimentos com muitas fibras na sua composição, passamos mais tempo satisfeitos e com o apetite inibido ou controlado, pelo menos até a próxima refeição, sem aquela sensação desconfortável de vazio profundo no estômago.

Uma observação importante: as fibras ajudam a emagrecer, mas para que esse nutriente funcione da forma eficiente e propicie o resultado pretendido, é necessário que a pessoa beba muita água, pois é a absorção de líquidos que vai ajudar a formar o gel no estômago, diminuindo a fome e facilitando o trânsito intestinal. O ideal é que a pessoa beba a média de dois litros por dia (esse volume de líquido varia de pessoa para pessoa, claro).

Leia mais sobre emagrecimento:

Onde as fibras são encontradas?

Genericamente, podemos afirmar que as fibras são encontradas em alimentos com consistência crocante e saber um pouco adocicado, como por exemplo, a maçã e cenoura. Mas, folhas como couve e alface também são boas fontes desse nutriente e, por isso mesmo, são usadas amplamente em dietas de emagrecimento, além de terem pouquíssimas calorias, claro!

Todavia, as fibras mais eficientes são aquelas encontradas (em grandes quantidades) nos grãos e farelos, tais como a lentilha, linhaça, aveia, arroz integral e soja.

como as fibras ajudam emagrecer

Portanto, se você precisa emagrecer e que fazê-lo com a ajuda do consumo de fibras, quando for à feira do bairro ou ao supermercado, leve uma listinha com os seus alimentos preferidos. Alguns exemplos são aveia, arroz e pão integral, laranja, manga, repolho, berinjela, feijão, ervilha, soja e ameixa, ervilha e feijão.

Além de saudáveis e pouco calóricos, os alimentos com fibras ajudam a emagrecer funcionando como um redutor natural de apetite, promovendo a sensação de saciedade, facilitando o bom funcionamento de todo o sistema digestivo e reduzindo o acúmulo de gordura visceral (aquela que fica localizada entre o intestino e os outros órgãos abdominais).

Você pode gostar...