Saiba porque algumas dietas nunca funcionam.

Emagrecer x perder peso.

Os médicos sempre alertam: ficar sem comer não é a melhor forma de emagrecer e perder peso. Aliás, os conceitos de emagrecer e perder peso são diferentes, o que gera muita confusão entre as pessoas.

Ora, emagrecer é basicamente o ato de se perder gordura. Porém, a perda de peso abrange não só a perda de gordura, mas, também perda de líquidos, massa muscular e outros tipos de “massas”, que podem ser vitais para o bom funcionamento do corpo.

É por isso que algumas dietas não funcionam. Grande parte delas consiste na interrupção de parte da alimentação, o que pode ocasionar a perda de nutrientes essenciais para o organismo. E o pior de tudo, que praticamente confirma que as dietas não funcionam, é o fato de que, depois de parar com a dieta, a pessoa volta ao seu peso anterior. É o chamado efeito sanfona, que tanto assombra as pessoas que querem emagrecer.

dietas que não funcionam

Alimentação equilibrada.

Por conta disso, pode-se dizer que a melhor forma de emagrecer ou perder peso é continuar se alimentando bem. Mas se alimentar bem não significa comer em quantidade, mas, sim, em qualidade. A variedade nos alimentos, além de nos proporcionar uma redução na quantidade de gordura armazenada, nos traz saúde e bem-estar, já que provêm os nutrientes necessários para isso.

O próprio organismo dos seres humanos tenta não passar fome. Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo avisa, fazendo com que você tenha vontade de comer. Por isso, ficar sem comer não é o melhor jeito de emagrecer.

Dessa forma, assim que o indivíduo sentir forme em demasia, ele será impulsionado a comer, e certamente não economizará na quantidade, uma vez que o corpo já passou do limite e não suporta mais ficar sem os nutrientes essenciais ao seu funcionamento.

Considere ler também:

Exercícios físicos.

Lembre-se que uma vida saudável exige também que você faça exercícios físicos regularmente. Assim, se alimentando bem e praticando exercícios, você irá queimar as calorias que come. Deste modo, não haverá necessidade da pessoa ficar em jejum por muito tempo, tampouco aderir a dietas muito restritivas e malucas que podem trazer risgos á saúde.

As dietas que não funcionam só servem para te deixar debilitado. Não deixe que a obsessão pelo emagrecimento torne sua saúde frágil. Consulte seu médico ou um nutricionista. Assim você saberá o que pode e o que não pode comer para manter o peso e poderá perdê-lo com saúde.

Você pode gostar...