«

»

Saiba quais os alimentos que devem ser evitados.

Há quem diga que não existem alimentos que devam ser evitados por quem faz dietas. Esses afirmam que não se trata do que se come, mas o quanto se come de cada coisa.

Com as correrias da vida moderna, criou-se também a necessidade de se fazer refeições muito rápidas  e, por conseqüência, criou-se uma diversidade de alimentos industrializados e várias formas de se conservar. Com isso, esquecemos das funções  primárias da alimentação que é dar energia para nos manter vivos.

É importante, portanto, entender o que se come, o quanto se come e quais são as reais necessidades do nosso organismo e assim evitar ingerir comidas que sejam prejudiciais.

Então, vamos listar aqui alimentos que podem, além de prejudicar uma dieta emagrecedora, comprometer a qualidade de vida.

Gorduras saturadas

Ao contrário das gorduras insaturadas, as saturadas, de origem animal, além de causar o sobrepeso podem prejudicar a pressão arterial e causar problemas cardíacos.

alimentos que devem ser evitados

Gordura trans

Essas são as gorduras insaturadas, de origem vegetal, que modificadas industrialmente podem ser mais prejudiciais  do que as saturadas. Estão presentes em inúmeros alimentos das chamadas fast food, como salgadinhos, bolachas, cheaps, bolos etc.

Refrigerantes

Essas bebidas não contribuem de forma alguma para uma dieta balanceada e muito menos para o emagrecimento. Ao contrário disso, além de ser um grande causador de males estéticos, como as celulites, inchaços na região do abdômen e ganho de quilos extras, o consumo diário pode levar a ingestão de grandes porçoes de açúcar, sem contar a quantidade de sódio, que podem levar o pâncreas a uma sobrecarga perigosa.

Frituras e outros alimentos gordurosos

As frituras são conhecidas popularmente por serem formas baratas e rápidas de se alimentar. Comidas gordurosas, como molhos boiando em óleo, podem dar uma falsa sensação de saciedade.

Infelizmente muitas pessoas optam por esse tipo de alimentação durante a noite, quando o metabolismo está mais lento e não precisamos de tanta energia advinda desses alimentos. E para onde vai essa energia? Ela vai ser “estocada” no organismo causando sobrepeso. Além disso, com a falsa sensação de saciedade a fome pode aparecer muito mais rapidamente.

O ideal é trocar as frituras e alimentos gordurosos por refeições mais leves, como assados e cozidos. A noite opte por saladas e sopas, elas são tão práticas quanto as frituras e podem ajudar no emagrecimento.

Bebidas

As bebidas alcoólicas por si só podem engordar e muito, elas podem ter calorias equivalentes a refeições inteiras. Uma única dose, em muitos casos, equivale a um prato de macarrão com bastante molho e queijo.