Sete alimentos termogênicos para emagrecer.

O que é termogênese?

A termogênese é um processo controlado pelo sistema nervoso do organismo e pode ser definida como a nossa capacidade de manter o equilíbrio da temperatura interna do corpo com a temperatura do meio ambiente.

O que são os termogênicos?

Os alimentos termogênicos são aqueles que contêm substâncias com a capacidade de elevar a temperatura do corpo quando ingeridos.

Como funcionam os alimentos termogênicos?

O aumento da temperatura do corpo causada pelos compoentes dos alimentos com propriedades termogênicas, na verdade, é uma interferência no processo da termogênese, cuja consequência é a aceleração do metabolismo, exigindo um maior gasto de calorias durante o processo da digestão desses alimentos, o que ajuda no controle do emagrecimento e da obesidade.

No entanto, não basta apenas começar a comer alimentos termogênicos a torto e a direito como se isso fosse fazer milagres no processo de emagrecimento.

Para obter bons resultados com a utilização de alimentos termogênicos para emagrecer, é preciso não se esquecer de continuar mantendo uma dieta saudável, equilibrada e balanceada, além da prática regular de atividades físicas.

sete alimentos termogênicos para emagrecer

Então, vamos conhecer sete alimentos termogênicos para emagrecer:

Pimenta vermelha.

A capsaicina é uma substância que ajuda na quebra de gorduras acumuladas no tecido adiposo do corpo. A pimenta vermelha é rica nesse componente que tem a capacidade de acelerar o metabolismo em até vinte por cento (20%) quando consumida diariamente, seja em saladas ou em forma de tempero.

Chá verde.

O chá verde (Camellia sinensis) é muito conhecido das pessoas que precisam emagrecer e estão sempre em busca de ajuda no processo de emagrecimento.

O chá tem a propriedade de acelerar o metabolismo, favorecendo que a gordura corporal seja utilizada como fonte de energia, além de conter substâncias antioxidantes que ajudam a desintoxicar o corpo.

A utilização do chá como alimento termogênico para emagrecer deve ser de quatro a cinco xícaras diariamente para que os resultados esperados sejam notados.

Segundo estudos, o chá verde favorece a queima de gordura nas pessoas que o utilizam em até quatro por cento (4%) a mais do que aquelas pessoas que não costumam consumi-lo.

Gengibre.

Um importante princípio ativo do gengibre, o gingerol, tem efeito termogênico, favorecendo a elevação da temperatura do corpo, o que demanda um grande gasto de calorias e queima de gordura corporal. Pesquisas já comprovaram que o consumo de duas fatias diárias do condimento tem a capacidade de acelerar o metabolismo do organismo em até vinte por cento (20%).

O gengibre pode ser consumido de diversas formas como em temperos para carnes, peixes, aves, misturados a molhos de tomate, sopas ou mesmo cru.

7 alimentos termogênicos para emagrecer

Canela.

A canela está sempre presente em qualquer lista de alimentos termogênicos para emagrecer de forma saudável. Estudos e pesquisas já comprovaram que o nutriente tem efeitos semelhantes ao do gengibre em face do composto orgânico cinamaldeído ou aldeído cinâmico, responsável pelo sabor e odor da canela.

A canela também tem um alto teor de cálcio mineral, componente de grande ajuda no emagrecimento.

Chá de hibisco.

Um dos mais procurados alimentos termogênicos para emagrecer, o hibisco é uma planta medicinal utilizada no combate a diversas doenças, entre elas, a obesidade. Para fazer o chá é usada a flor do hibisco.

A utilização desse alimento termogênico com o fim de emagrecimento tem se mostrado muito eficiente. O chá aumenta a temperatura corporal durante a digestão, acelerando o metabolismo.

Para que apresente os resultados esperados, o consumo do chá de hibisco deve ser de aproximadamente um litro diariamente. A proporção aconselhada é de uma colher de sopa da flor de hibisco para um litro de água. O chá tem um sabor adocicado, o que permite que seja consumido sem a adição de açúcar ou adoçante.

Ômega 3.

Entre os alimentos termogênicos para emagrecer, uma das melhores opções são aqueles ricos em Ômega 3, substância encontrada em algumas oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas, e peixes, como o atum e salmão.

O Ômega 3 acelera o metabolismo do organismo, provocando um maior gasto calórico e queima de gordura, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos e facilitar a comunicação entre as células do corpo.

sete alimentos termogênicos emagrecer

Água gelada.

Pode parecer brincadeira, mas a água gelada também pode ser usada como alimento termogênico para emagrecer.

A explicação para isso é muito simples de entender. Quando a pessoa bebe água gelada, o organismo é obrigado a trabalhar mais para compensar e aumentar a temperatura do corpo. Com isso, ocorre um gasto bem maior de calorias.

Todavia, é bom lembrar que se o indivíduo tomar apenas um copo de água gelada, os efeitos serão quase inócuos. Para que os resultados positivos sejam melhores, o consumo deve ser pelo menos de um litro e meio a dois litros por dia, o que daria por volta de oito copos de água.

Mais alimentos termogênicos para emagrecer.

Apesar de termos abordado neste artigo os detalhes de apenas sete alimentos termogênicos para emagrecer, a lista de alimentos com as mesmas propriedades para o emagrecimento é muito extensa e todos eles, se usados com sabedoria, podem ser de grande ajuda para alcançar suas metas no processo da perda peso.

Portanto, confiram adiante a relação de mais alguns exemplos de alimentos termogênicos: pimenta caiena, salsa, vinagre, repolho, aipo, brócolis, couve, couve flor, limão, damascos, melancia, mamão, maçã, cereja, uva, laranja, pêssego, pera, sementes de linhaça, aveia e guaraná em pó.

Leia mais sobre emagrecimento:

Cuidados e precauções.

Apesar de serem todos naturais, o consumo de alguns alimentos termogênicos demanda algumas poucas cautelas e restrições. Mas, é bom lembrar que o mais sensato antes de começar a utilizar os termogênicos para emagrecer, é passar por uma avaliação nutricional com profissional especializado.

Quais as restrições?

1. Pessoas com hipertireoidismo.

Indivíduos com problema de hipertireoidismo devem evitar consumir alimentos termogênicos, pois já têm o metabolismo bastante acelerado, o que poderia ocasionar além da perda da gordura corporal, a perda de massa muscular (massa magra).

2. Crianças e gestantes;

3. Portadores de cardiopatias;

4. Pessoas hipertensas;

5. Pessoas com problemas estomacais como gastrite e úlcera;

6. Pessoas nervosas ou com enxaquecas frequentes.

O motivo das restrições é que o consumo de alimentos termogênicos pode favorecer o surgimento de alguns efeitos colaterais como o aumento da pressão arterial, taquicardia, insônia, hipoglicemia, nervosismo, irritação no aparelho digestivo, hiperacidez, prisão de ventre e desarranjo intestinal.

Você pode gostar...