Sete exercícios que vão ajudar a definir seu abdômen.

Ter um abdômen definido e sarado é o sonho de nove entre dez pessoas que procuram uma academia para praticar exercícios físicos, seja para obter melhorias na saúde, seja para perder gordura ou controlar o excesso de peso.

No entanto, muitas vezes, esse sonho esbarra na preguiça de encarar com afinco alguns exercícios como os temíveis abdominais, com o seu eterno sobe e desce da coluna.

Por sorte, existem alguns outros exercícios para definir e tonificar o abdômen, fugindo um pouco dos cansativos abdominais. É possível obter a hipertrofia dos músculos com atividades físicas como corrida, caminhada, pilates e até mesmo a ioga, aliadas a exercícios respiratórios adequados.

Fazendo o controle da respiração

Quando o atleta consegue fazer o controle da respiração durante a execução do exercício, a consequência é a estabilização do movimento, o que por si só não é suficiente para obter alterações estéticas, tampouco é suficiente para fortalecer e definir o abdômen, contudo, quando o aluno está destreinado e está saindo do sedentarismo, é suficiente para conseguir pequenas melhorias nos músculos abdominais, como por exemplo, a redução da flacidez.

A forma correta de controlar a respiração consiste em eliminar o ar dos pulmões ao executar o exercício físico, e inspirar o ar ao retornar à posição normal, contraindo e relaxando o abdômen. Esse movimento protege a coluna durante a realização do exercício, bem como no momento de repouso e relaxamento.

caminhada e corrida

Caminhada e corrida

A caminhada e a corrida são exercícios físicos conhecidos como os mais democráticos e fáceis de serem executados, uma vez que podem ser feitos em qualquer lugar e por qualquer pessoa, bastando para um bom resultado, saber dosar a intensidade de acordo com a condição física do atleta.

Mas os benefícios desses exercícios vão muito além. Eles também são excelentes como aliados no momento de definir os músculos do abdômen, pois a prática regular tanto da caminhada como da corrida, reduz a porcentagem de gordura corporal com a queima acentuada de calorias. Nunca é demais lembrar que antes de iniciar esse tipo de atividade, é fundamental a realização de avaliações física e médica, para eliminar a possibilidade de qualquer tipo de risco à saúde.

LEIA TAMBÉM:

Cultivando uma boa postura

Pessoas que não tem uma boa postura costumam apresentar um aumento da lordose lombar, geralmente evidenciada com o surgimento de sintomas como a lombalgia. A boa postura se mostra essencial no momento de definir o abdômen e acabar com a barriga, e isso é feito com o fortalecimento e alongamento da musculatura, o que resultará na manutenção e melhora do alinhamento corporal.

Aulas de pilates

Os exercícios realizados no pilates ajudam na respiração correta, influenciam na melhora da postura e contribuem para a estabilização do centro de equilíbrio. A definição muscular tem melhoria significativa, pois os músculos superficiais do abdômen são muito exigidos durante a execução de diversos movimentos.

No entanto, para obter melhores resultados na definição dos músculos abdominais com os exercícios de Pilates, o atleta pode (e deve) lançar mão de outras atividades físicas em complemento, tais como exercícios aeróbios e musculação.

Aulas de ioga

Os exercícios de ioga trabalham muito com técnicas de respiração que utilizam fortemente os músculos abdominais na execução de inúmeras posições, o que ajuda bastante para estabilizar os movimentos, fortalecendo a parede abdominal, consequentemente, ajudando a definir bem o abdômen, deixando a barriga sarada.

spinning bicicleta estacionária

Aulas de spinning

Spinning é um treinamento cardiovascular praticado sobre bicicletas estacionárias, com a simulação de diversos percursos formados basicamente por retas e subidas, com o aumento ou diminuição da resistência, conforme o caso.

Por se tratar de um exercício físico aeróbio, da mesma forma que a caminhada e a corrida, um dos grandes benefícios do spinning é a queima acentuada de calorias (podendo ser de 600 a 800 por aula), com a consequente redução da porcentagem de gordura corporal, ajudando a definir o corpo e o abdômen, claro.

Exercícios de alongamento

Os movimentos executados no alongamento ajudam no equilíbrio postural, o que causa melhorias na parte estética. Alongamentos também aumentam a mobilidade da musculatura e promovem o alívio da tensão muscular, o que evita dores no dia seguinte, por isso, são exercícios que devem ser feitos antes e depois das atividades físicas. O alongamento também ajuda a definir músculos, muito embora não apareça de forma significativa como fator de diminuição do percentual de gordura corporal nem como forma de definir o abdômen.

Você pode gostar...