Sete passos antes de abandonar o sedentarismo.

Abandonar o sedentarismo reduz o risco do surgimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, doenças cardíacas e diabetes.

O que é sedentarismo?

Sedentarismo pode ser descrito como a diminuição ou ausência total da prática de atividades físicas. É tão prejudicial ao organismo que já angariou o título de “doença do século”.

O sedentarismo se caracteriza pelo gasto calórico muito reduzido na semana pela não realização de exercícios físicos ou práticas esportivas e está associado aos confortos da vida moderna tais como o uso do controle remoto da TV, a facilidade na aquisição e utilização de veículos para locomoção e internet (onde quase tudo pode ser resolvido sem ter que levantar da cadeira em frente ao computador).

Os riscos do sedentarismo.

A pessoa sedentária, ou seja, aquela que não pratica atividades físicas, pode desenvolver em médio e longo prazo, diversas doenças muito danosas para a saúde. Algumas dessas doenças se tornam ainda mais perigosas por serem traiçoeiras, uma vez que são silenciosas e assintomáticas, principalmente na fase inicial, a exemplo da diabetes e da hipertensão.

sete passos antes acabar com sedentarismo

Vamos enumerar, então, algumas doenças decorrentes do sedentarismo.

1. Processo de regressão funcional;

2. Perda da flexibilidade nas articulações;

3. Hipotrofia de fibras musculares;

4. Desenvolvimento da hipertensão arterial;

5. Diabetes;

6. Obesidade;

7. Aumento dos níveis de colesterol;

8. Doenças cardíacas.

Segundo estudos, o sedentarismo tem lugar de destaque entre os dez principais fatores que levam risco à saúde do indivíduo, sendo certo que, além de favorecer o surgimento de doenças, ainda é responsável por encurtar a vida.

Diante dos malefícios do sedentarismo e dos benefícios exaustivamente comprovados da prática regular de atividades físicas, não resta muita saída para quem pretende ter uma vida saudável, além de começar o mais rápido possível praticar exercícios físicos.

Contudo, antes de iniciar as atividades físicas, o melhor é fazer um bom planejamento. Quem não está acostumado a se exercitar regularmente, pode se sentir desmotivado pouco tempo após começar caso não tenham traçado metas possíveis de serem alcançadas ou meios eficazes de levar adiante o projeto de abandonar o sedentarismo.

É importante definir o local onde os exercícios serão realizados, escolher uma modalidade esportiva prazerosa ou que a pessoa se identifique e adaptar os horários das atividades à rotina diária para evitar conflitos e não ter desculpas para faltar aos treinos.

Passos antes de abandonar o sedentarismo:

Primeiro passo: avaliação médica e física.

Embora o exame médico não seja mais obrigatório para fazer matrícula nas academias, o mais sensato é consultar o seu médico e pedir os exames de rotina indicados para quem vai começar a praticar atividades físicas e abandonar o sedentarismo de uma vez por todas. A avaliação médica é indicada principalmente para os atletas com idade acima de quarenta anos.

Na academia, solicite uma avalição física completa por profissional habilitado, ou seja, de composição corporal, força muscular e flexibilidade. Essa avaliação vai permitir acompanhar os bons resultados que virão com a prática regular dos exercícios.

sete passos antes acabar com o sedentarismo

Segundo passo: planejamento adequado.

Fazer um planejamento cuidadoso do que pretende alcançar e das metas que precisa conquistar, vai facilitar muito a vida do atleta iniciante.

O não planejamento somado à ansiedade de ver os bons resultados muito rapidamente, são fatores que podem por fim ao seu projeto de acabar com o sedentarismo e iniciar uma nova fase na vida, adotando hábitos mais saudáveis como práticar atividades físicas regularmente.

Defina o lugar, dias e horários das atividades para serem adaptados e incorporados à sua rotina e se tornem um hábito com o passar os dias.

Terceiro passo: traçar metas possíveis e coerentes.

Se o indivíduo vai começar a fazer atividades físicas pensando em emagrecer dez ou quinze quilos nos próximos dois ou três meses, é muito provável que em pouco tempo perderá a motivação de abandonar o sedentarismo, deixando de praticar exercícios e, com certeza, voltará rapidamente para o confortável sofá da sala na frente da TV.

Portanto, estabeleça metas de emagrecimento coerentes e possíveis para um sedentário. Se você precisa perder dez quilos de peso, tente fazer isso de dois em dois quilos a cada período de dois meses. Cada vez que você subir na balança e constatar que conseguiu perder dois quilos de peso, ficará mais motivado em continuar as atividades físicas e correr em busca de emagrecer mais dois quilos.

Quarto passo: atividade física prazerosa.

Um dos passos importantes para abandonar o sedentarismo de vez é procurar uma atividade física que você se identifique ou que seja prazerosa, independente da modalidade, pois o importante é o indivíduo se mexer para queimar calorias, eliminar gorduras e gastar energia.

Do contrário, se a pessoa optar por uma modalidade esportiva que não gosta, aquele compromisso de fazer exercícios físicos regularmente ou diariamente logo poderá se tornar uma verdadeira tortura. Isso abrirá espaço para o atleta arranjar constantemente desculpas para faltar aos treinos e pouco tempo depois, abandonar de vez os exercícios.

Quinto passo: começar aos poucos.

Para abandonar o sedentarismo, o indivíduo deve começar aos poucos a pratica dos exercícios físicos. Nada de correr se não estiver preparado, comece com caminhadas rápidas, por exemplo.

A orientação de instrutor habilitado é importante para dosar a intensidade das atividades com observância às limitações físicas do aluno.

É muito comum observamos em academias, alunos iniciantes exagerando na carga dos aparelhos ou na quantidade de repetições das séries. Isso é um erro que tende a causar lesões sérias que poderiam ser evitadas, o que fatalmente vai deixar o atleta desestimulado, já que terá que parar algum tempo para a recuperação da lesão.

O ideal é o aluno começar aos poucos, com exercícios de leve intensidade e ir aumentando gradativamente a carga e número repetições à medida que o corpo for se adaptando à nova rotina saudável e ativa do indivíduo.

sete passos antes de acabar com o sedentarismo

Sexto passo: vestimenta adequada.

Evite vestir agasalhos quando a temperatura estiver muito alta, pois além de trazer desconforto, pode levar o atleta à desidratação e não ao emagrecimento, como pensam alguns.

Sétimo passo: força de vontade, determinação e persistência.

Enquanto o planejamento feito não permitir que o aluno se adapte totalmente à nova rotina saudável de atividades físicas, é muito comum a pessoa que planejou praticar uma modalidade esportiva três ou quatro vezes por semana, ter que faltar aos treinos por compromissos anteriormente firmados.

Porém, a pessoa não pode deixar esse tipo de imprevisto abalar sua força de vontade, determinação e persistência. Se não foi possível cumprir a meta total desta semana, reafirme seu compromisso de cumpri-la na próxima semana.

A objetivo nesse caso é ser disciplinado e criar o hábito de se exercitar regularmente sem desculpas para faltar aos treinos, ou seja, a meta é abandonar o sedentarismo definitivamente.

Considere ler também:

Recapitulando os sete passos:

Já vimos que o sedentarismo é uma doença que está entre as dez causas que mais levam riscos à saúde das pessoas, além de proporcionar o surgimento de inúmeras doenças, algumas muito sérias como a hipertensão, doenças respiratórias, doenças do coração e diabetes.

Contudo, para abandonar o sedentarismo não é só calçar um tênis e sair correndo a torto e a direito feito um desesperado. Antes de iniciar as atividades físicas, é preciso seguir alguns passos para evitar danos à saúde, possíveis lesões e também o desestímulo, o que pode culminar com a desistência do indivíduo em adotar um estilo de vida mais ativo e saudável.

Passos antes de abandonar o sedentarismo:

1. Exames médicos e físicos;

2. Planejamento das atividades e metas;

3. Metas modestas e possíveis.

4. Optar por iniciar uma atividade física que goste.

5. Iniciar de forma gradativa;

6. Usar vestimenta adequada ao esporte e ao clima.

7. Determinação para alcançar o objetivo.

Você pode gostar...