Tipos de dança que ajudam no emagrecimento.

A dança é um excelente exercício para queimar calorias e ajudar no emagrecimento, pois executa movimentos que não são encontrados em nenhum outro esporte, oferecendo melhor desempenho para o corpo, além de descontrair e divertir.

Esta atividade proporciona um bem-estar muito grande, causando a sensação de liberdade e elevada autoestima, além da diminuição de peso. Quem pratica a dança chega a perder até 315 Kcal por hora de atividade.

A escolha da modalidade

Existem várias modalidades de dança para escolher, e devido à energia exigida durante a prática, algumas queimam mais calorias que outras. As modalidades variam muito, mas o fato positivo é que todas contribuem para a perda de peso.

No entanto, a escolha deve ser por aquela que proporciona maior satisfação e não maior perda de peso, já que o prazer de praticar um exercício contribui para um emagrecimento mais rápido e eficaz. Ou seja, qualquer tipo de dança que você for praticar, vai ajudar muito no seu emagrecimento, desde que a prática lhe proporcione momentos agradáveis.

dança ajuda no emagrecimento

Vamos conferir algumas modalidades e seus benefícios para o corpo.

Dança do ventre

A dança do ventre é uma atividade perfeita para todas as idades, inclusive aquelas que apresentam lesões, pois usa todos os músculos com pouco esforço sobre as articulações. Ajuda a fortalezer os músculos das costas, auxiliano no alívio da dor lombar. Para começar a mexer os quadris, o praticante precisa apenas de um pouco de disposição e música, é claro.

Salsa

As sequências de passos dessa modalidade de dança ajudam no desenvolvimento da força e resistência, além de esculpir as pernas e glúteos. Ajuda a manter a boa postura ao passo que fortalece a parte superior do corpo. Normalmente, as coreografias são voltadas para casais, por isso, o ideal é fazer a matrícula numa academia.

Dança de salão

Uma das modalidades mais conhecidas, a dança de salão é uma atividade física excelente para manter a forma. É indicada principalmente para casais mais velhos e que estejam fora de forma. Contribui para melhorar o equilíbrio e coordenação. Deve ser praticada em local amplo, uma vez que a coreografia inclui muitas reviravoltas.

Hip Hop

O Hip Hop surgiu de uma combinação de elementos do jazz com passos de dança de rua. A movimentação durante a dança exige movimentos acrobáticos para soltar o pescoço, ombros e quadris e manter o equilíbrio. Essa modalidade de dança ajuda muito no emagrecimento, uma vez que os passos são sempre executados com muito vigor.

Sapateado

Caracterizado pelas batidas rítmicas e cadenciadas do pés, o sapateado ajuda muito na queima gordura. A dança traz diversos benefícios para o coração, força, equilíbrio e resistência do corpo.

CONSIDERE LER TAMBÉM:

Frequência

A prática da dança como atividade física depende da disponibilidade de tempo, o ideal seria 60 minutos diariamente. Mas, não havendo essa possibilidade, praticar de 1 a 3 vezes por semana, é o suficiente para apresentar bons resultados.

Dança e a queima de calorias.

A atividade de dançar quatro vezes por semana, quando associada a uma dieta saudável com a inclusão de verduras e frutas frescas, cereais e carnes magras no cardápio, poderá resultar em uma perda calórica de até 1260 Kcal.

Dança é saúde

A dança ajuda no emagrecimento, previne a osteoporose, o mal de Alzheimer, tonifica os músculos, auxilia na memória, na depressão, no stress e favorece os batimentos cardíacos entre outros.

Dicas: convide o seu parceiro ou parceira para formar uma dupla e aprenda passos novos para arrasar nas festas.

mais dicas de saúde...