Treinamento em circuito de alta intensidade: só 7 minutos.

Treinamento em circuito em 7 minutos.

O treinamento em circuito de alta intensidade (treinamento intervalado) é uma das modalidades de atividades físicas que estão em alta atualmente. Mas, isso tem um motivo.

Os equipamentos caseiros de exercício e as academias no geral tendem a ser muito caros e, hoje em dia, quem tem uma rotina agitada dificilmente consegue dispor de tempo para se exercitar.

Uma pequena parcela da população, menos de 20%, está se exercitando de forma moderada, dedicando ao menos 30 minutos de exercício em 5 dias da semana.

A falta de tempo e dinheiro são as desculpas mais comuns. Mas com esta nova rotina de exercícios, as desculpas estão se esgotando.

Treinamento em circuito de alta intensidade.

O HICT (high-intensity circuit training) ou treinamento em circuito de alta intensidade, desenvolvido por pesquisadores norte-americanos tem feito muito sucesso entre aqueles que querem fazer exercícios para se prevenir de doenças futuras, mas não dispõe de muito tempo ou dinheiro.

O HICT é considerado como uma forma rápida e eficiente de queimar gordura e perder peso, mas não é um novo treino da moda que exige equipamentos muito caros. Ao contrário disso, ele usa o próprio peso corporal de uma pessoa para a resistência, incorporando uma série de exercícios rápidos que você provavelmente já conhece.

A forma moderna de HICT foi desenvolvida pela primeira vez em 1953 e há evidências que essa série oferece muitos dos benefícios dos exercícios de fitness e de treinamento de resistência prolongada, mas com a vantagem de ser em muito menos tempo.

Segundo os pesquisadores, o peso do corpo pode proporcionar uma carga de treino adequado, desde que isso resulte em intensidades de treino aeróbio e resistência suficientes.

treinamento em circuito de alta intensidade

A série  de exercícios do treinamento em circuito de alta intensidade deve ser feita em cerca de sete minutos, com apenas 10 segundos de descanso entre cada exercício. Cada exercício deve ser feito por cerca de 30 segundos.

Os 12 exercícios devem ser feitos na seguinte ordem:

  • Polichinelos
  • Agachamento-parede
  • Flexões
  • Abdominais
  • Step na cadeira
  • Agachamento
  • Tríceps na cadeira
  • Prancha
  • Corrida parada ou estacionária
  • Lunges
  • Flexões e rotações
  • Prancha lateral

Estes exercícios foram escolhidos porque eles exercitam todo o corpo e os grupos musculares selecionados um de cada vez. Alem de serem práticos e bastante disseminados.

Embora esta série não vai ser suficiente para você ficar pronto para os Jogos Olímpicos, fazê-la uma vez por dia é uma maneira rápida e simples para preparar seu corpo para a batalha no mundo moderno.

A praticidade e acessibilidade ao treinamento em circuito de alta intensidade – HICT,  usando o peso corporal como resistência faz com que este programa de exercícios seja uma opção viável para todos.

Saiba um pouco mais sobre treinamento em circuito e como queimar gorduras com essa atividade..

mais dicas de saúde...