Treinar no inverno: dicas para vencer a preguiça.

Treinar no inverno.

Praticar exercícios físicos é fundamental para manutenção da nossa saúde e bem estar. Os exercícios nos trazem muitos benefícios e, além de tudo, nos ajuda a ficar em forma e emagrecer. E treinar no inverno não é diferente, com exceção de um pequeno detalhe: a preguiça.

Quando chega o inverno, a maioria das pessoas costuma sentir um pouco de preguiça na hora de sair de casa para praticar atividades físicas. Com isso, não muito raro, acabam deixando de ir à academia ou ao parque para se exercitar, preferindo ficar no conforto do seu lar bem aquecido.

Mas, o correto é você não deixar a preguiça vencer. Seja na hora de treinar no inverno, no verão ou em qualquer outra estação do ano, precisamos sempre achar um tempinho na agenda diária para fazer alguma atividade.

Um dos pontos positivos de treinar no inverno é que a prática de esportes nessa época do ano ajuda muito no combate da depressão e o mau humor, além de equilibrar o sono e, claro, não deixar o sedentarismo tomar conta da sua rotina.

Se a pessoa está acostumada a se exercitar regularmente e resolve parar de treinar no inverno por causa da preguiça, muito comum quando o tempo está frio, diga-se, vai perder o ritmo e o condicionamento físico e pode até ganhar alguns quilinhos extras.

Em vista disso, aqui vão algumas dicas para você driblar a preguiça e não parar de treinar no inverno e nem em qualquer outra época do ano.

treinar no inverno

Treinar no inverno – Vencer a preguiça é o maior desafio.

Treinar no inverno vencendo a preguiça.

Primeira dica – Aquecimento.

Fazer um bom aquecimento antes do treino é um excelente começo para elevar a temperatura do corpo e diminuir o risco do surgimento de lesões.

Segunda dica – Direto para a academia.

Procure ir à academia antes ou depois do trabalho, não vá para a casa antes, pois isso vai fazer com que você desanime ou arrume algo para fazer em casa e acabe usando isso como desculpa para não sair e treinar.

Terceira dica – Atividade prazerosa.

Aproveite os dias frios para praticar atividades físicas que realmente sejam prazerosas, assim, será mais fácil treinar no inverno ou em qualquer época. Se você gosta das atividades, mesmo com frio, você vai sair e encarar os treinos.

Quarta dica – Grupo de amigos.

Outro incentivo grande é ter amigos para se exercitar, porque em grupo o estímulo é maior e a possibilidade de desistir diminui.

Quinta dica – Treinar ouvindo música.

A música também é um ótimo estímulo para praticar atividades físicas, elas têm o poder de nos animar e deixar tudo mais divertido. Escolha uma playlist com músicas animadas que você goste – isso vai te ajudar na hora de treinar no inverno.

Sexta dica – Alimentação balanceada.

Não é por estar na época mais fria do ano que você tem que mudar totalmente sua rotina. Procure manter uma alimentação adequada e continuar com seus exercícios como se estivesse em outra estação.

Conforme já foi mencionado, para não desanimar independentemente do clima, é importante fazer atividades que proporcionem prazer – vale qualquer coisa: dança, natação, ginástica, musculação, muay thai, o importante é se mexer, não ficar parado.

Leia também:

Mas, por que estamos falando tanto em treinar no inverno?

A preocupação tem motivos. Pesquisas comprovam que durante o inverno, a frequência de alunos nas academias cai muito, despenca, literalmente. Claro que isso é em razão do frio e da consequente preguiça, que muitas vezes consegue atropelar até os atletas mais obstinados.

Além disso, estudos também comprovam que no inverno, normalmente o organismo utiliza mais calorias para se aquecer, o que aumenta muito o consumo de energia e leva ao emagrecimento, ou seja, fazer exercícios físicos com o clima frio é mais vantajoso.

Mas, como nem tudo são flores nessa vida, no inverno é preciso cuidar muito bem da alimentação, pois o frio também aumenta, e muito, a vontade de comer, principalmente alimentos calóricos e gordurosos. Portanto, o ideal é não parar de treinar no inverno e também não relaxar em relação a uma dieta balanceada, equilibrada e nutritiva.

Você pode gostar...