Treinos para hipertrofia: exercícios compostos.

Treinos para hipertrofia.

Existem basicamente dois motivos que levam uma pessoa a procurar uma academia: perda de peso ou ganho de massa muscular (ou os dois). Todos os outros objetivos acabam, na verdade, se tornando consequência de uma melhor qualidade de vida, alívio de dores na coluna e em outras partes do corpo, etc. Os treinos para hipertrofia são feitos para as pessoas que desejam ganhar massa muscular.

Na hora de criar treinos para hipertrofia, geralmente os professores e profissionais de educação física levam em consideração uma série de fatores, como os objetivos da pessoa, o tempo que ela vai ter para ver os resultados, a quantidade de vezes que ela vai conseguir ir à academia por semana, etc. Com base nisso são definidos os exercícios.

Alguns exercícios, chamados de compostos, acabam tendo um resultado melhor para ganhar massa muscular, mas já exigem que a pessoa tenha um bom condicionamento físico. Portanto, não são recomendados para quem está logo de cara entrando na academia ou para quem ficou muito tempo sem fazer qualquer tipo de atividade.

treinos para hipertrofia

Treinos para hipertrofia: o supino reto é um dos exercícios mais indicados.

Confira alguns exercícios interessantes para montar os seus treinos para hipertrofia.

Levantamento terra.

O levantamento terra é um exercício muito interessante, pois consegue trabalhar diversos músculos do corpo ao mesmo tempo. Além disso, ele exige apenas que as pessoas tenham uma barra e os pesos, o que torna mais fácil, principalmente para quem frequenta academias lotadas.

Agachamento livre.

O agachamento livre também é um exercício muito recomendado nos treinos para hipertrofia. Primeiramente, a atividade trabalha os músculos da coxa e do quadril, mas, quando ele é executado corretamente, acaba liberando uma boa quantidade de testosterona, o que ajuda na construção muscular e, consequentemente, no ganho de massa.

Barras paralelas.

Outros exercícios que devem obrigatoriamente estar nos seus treinos para hipertrofia são aqueles feitos nas paralelas. O principal trabalho desses movimentos é ajudar no desenvolvimento do tríceps, peito e ombro. Mas é necessário ter muito cuidado com a posição do corpo para a correta execução dos exercícios.

Barra Fixa.

Apesar de ser um exercício um tanto quando difícil, especialmente para os que estão começando nos treinos para hipertrofia, a barra fixa também consegue ser muito efetiva, uma vez que permite trabalhar um grupo de doze músculos ao todo.

Leia mais:

Supino Reto.

Para qualquer treino visando a hipertrofia, o supino reto é um dos exercícios mais indicados. O supino reto, além do peito, trabalha também ombros e tríceps. A maneira convencionar e correta de fazer essa modalidade de exercício é deitando-se de costas no banco, pegar a barra e baixar até o meio do peito, depois levantar, sem completar toda a extensão dos cotovelos. O número de repetições das séries depende, é claro, do condicionamento físico do atleta.

No entanto, o mais correto na hora de fazer o planejamento dos seus treinos para hipertrofia, é contar uma a orientação de instrutor da academia ou personal trainer qualificado, que irá dosar a quantidade e intensidade dos exercícios físicos das séries, evitando, dessa forma, a execução errada, o que poderia resultar em lesões ou ate mesmo, demorar muito mais tempo para alcançar os objetivos almejados.

mais dicas de saúde...